HISTÓRIA do COUGARS

História


Vídeo mostra equipe se incentivando para as batalhas
2004-2006 - Flag
O Cougars Football foi fundado em 3 de outubro de 2004 por Hugo Bustilho e Caio Cotrim. O time foi formado para representar a Universidade Metodista e a cidade de São Bernardo do Campo no Paulista Universitário de Flag Football 5X5, organizado pela ABRAFA (Associação Brasileira de Futebol Americano), conquistando a terceira colocação nos anos de 2004 e 2005.

Após o Paulista Universitário de 2005, a Metodista fechou o departamento de Flag Football e a equipe ficou licenciada até o início do projeto para treinamento do Futebol Americano.

2006-2010 - Cougars faz parte da história do Futebol Americano no Brasil

No fim de 2006 houve a reativação do projeto de Futebol Americano na região, com a fundação da Federação Paulista de Futebol Americano (FPFA) e sua sede em Santo André. 

Com isso, começou haver apresentações do esporte pelo ABC, em locais como o SESI Theobaldo Di Nigris e em parques públicos. Nas demonstrações da modalidade o Cougars representava São Bernardo do Campo e os Huskies a cidade de Santo André


Cougars Football em 2006, com sua primeira formação após o retorno ao treinos, que contava com os fundadores Hugo Bustilho e Caio Cotrim, de pé ao meio. O elenco contava também com o jogador recém chegado à equipe, Marcos "Pastrana" Sereno, hoje presidente da equipe.
Durante o primeiro semestre de 2007 as equipes focaram os esforços para ensinar o desporto de forma gratuita, recrutando novos talentos visando montar bases sólidas para posteriormente começar a realizar jogos, participar de torneios e fomentar o Futebol Americano no país, que ganhava força através das transmissões da NFL pela ESPN e BandSports. 

O esporte praticado no Brasil se restringia ao flag em São Paulo, centralizado no Ibirapuera e ao FA de areia nas praias cariocas de Botafogo e Saquarema, além da cidade de João Pessoa (PB), onde também  esporte de areia crescia.

Os treinos do Cougars nesta época eram realizados no clube 7 de Setembro em Santo André. 

Em 24 de Junho de 2007, a FPFA, realizou na Universidade Metodista, com o apoio do Cougars Football, o primeiro seminário sobre Futebol Americano no país: “O Futebol Jogado com as Mãos”. O evento contou com palestras ministradas por autoridades no esporte como Ivan Zimmerman (narrador de Futebol Americano na Bandsports) e Silvio Santos Junior (comentarista de Futebol Americano da Bandsports) além do professor Rogério Totó (consultor de marketing esportivo). 

 
Ivan Zimmerman e Silvio Santos Junior enaltecem o crescimento do Futebol Americano no país. O professor Rogério Totó prevê já em 2007 a presença de empresas patrocinando o esporte


O principal assunto das palestras no seminário foi sobre o crescimento do esporte e sua organização no país para que seguisse um rumo sadio de profissionalização no Brasil. 

No evento, o fundador do COUGARS, Hugo Bustilho se despediu da administração da equipe para se dedicar à aulas da modalidade e à FPFA integralmente. Dessa forma os suçuaranas nomeram Bruno Bonometto e Marcos “Pastrana” Sereno, presidente e vice dos COUGARS respectivamente.


No fim de 2007 a nova administração estreava em um torneio da modalidade, ainda sem equipamentos. A FPFA lançou o Circuito Paulista de Futebol Americano - um projeto piloto de Campeonato Paulista para divulgar o esporte e que contou com diversas equipes do Estado de São Paulo

As empresas Molinari Sports, Tennis Pé Baruel e Red Bull patrocinaram o torneio inédito, que contou  com locução de Paulo Mancha e Silvio Santos Junior, narrador e comentarista do esporte do canal Bandsports à época.


Com um público estimado em mil pessoas, o COUGARS, na época representando São Bernardo do Campo teve a honra de sediar a abertura do torneio no lendário Estádio 1º de Maio no dia 24 de novembro de 2007, às 14 horas, em confronto com o Sorocaba Vipers., que saiu vencedor pela experiência, por 41 a 0.



 Com música, sorteios e dança. O objetivo era dar um espetáculo para conseguir novos seguidores e para uma grande divulgação do esporte, que, mesmo tendo um grande número de fãs e seguidores, ainda possuía pouca divulgação por grande parte da imprensa.
O jogo foi um marco na história do esporte, principalmente na região do Grande ABC Paulista, pois foi o primeiro jogo oficial de Futebol Americano, mesmo sem equipamentos, em um Estádio, com o campo pintado de acordo com as medidas oficiais da NFL e com Field Goal. Contou também com a primeira turma de árbitros formados pela FPFA.

No dia 10 de fevereiro de 2008, em nova uma reunião com membros da equipe o vice-presidente Marcos "Pastrana" Sereno foi alçado a presidente do clube, cargo que permanece até os dias de hoje, já em seu segundo mandato.


Marcos "Pastrana" Sereno com uma aguerrida administração levou o Cougars ao patamar dos dias atuais, sempre buscando ensinar a modalidade com . Na foto, época em que atuava como coach, além de presidente, cargo em que já está no segundo mandato. 
Em março do mesmo ano, o Cougars participou de novas etapas do circuito Estádio Pedro Benedetti, em Mauá (SP) conquistando suas primeiras vitórias em partidas oficiais (veja em jogos) contra seus rivais de Santo André e Mauá.

Após a combinação de resultados e com a desistência do Sorocaba Vipers, o Cougars ficou em primeiro lugar do torneio com 20 pontos, sagrando-se o primeiro campeão de um torneio da modalidade em São Paulo. Pelas regras do torneio deveria haver um jogo final entre 1º (Cougars) e 2º (Werewolves), em evento chamado ABC Bowl, mas este jogo nunca se realizou pois as equipes se uniram para formar e unificar o Futebol Americano no ABC.

Antes disso a equipe enfrentou as adversidades do esporte amador, primeiro perdendo seu campo de treinos, passando a realizá-los no Parque Celso Daniel em Santo André, que não possuía estrutura adequada para o esporte - situação que perdurou até o início de 2010. Durante o ano alguns jogadores pediram afastamento, deixando a equipe enxuta ainda. Por fim o apoio da prefeitura de São Bernardo não foi renovado.

Apesar das dificuldades, o Cougars manteve-se firme em seu objetivo de continuar a fomentar a modalidade e seu ensino a jovens, que contou com a união do Werewolves em 5 de novembro de 2008, quase um ano após firmando sua fundação legal no dia 5 de setembro de 2009, quando foi realizada a Assembléia Geral de Fundação do Cougars Football que contou com a presença de seus 20 atletas em atividade. 

A Diretoria ficou da seguinte forma: 
Presidente: Marcos “Pastrana” Sereno;
Vice-Presidente: Felipe Amaral Rodrigues; 
Primeiro Secretário: Nicolas “Nitas” Ramos;
Segundo Secretário; Ana Claudia Troiano;
Primeiro Tesoureiro: Douglas Viana;
Segundo Tesoureiro; Rodrigo Silva.
Conselho Fiscal: Membros titulares: Edenildo Alex da Silva e Lucas Andrades; e Suplentes: Eduardo Gregório Fernandes Avellar e Diego Martins Oliveira dos Santos.

Em Estatuto, com 20 signatários foi decidida a troca do nome da equipe de Cougars para Associação Esportiva Cougars Football (AE Cougars Football) como a equipe é conhecida até os dias de hoje. 


Jogo das Estrelas - Marco na modalidade contou também com a participação do Cougars


Em 18 de outubro de 2008 a FPFA organizou o Jogo das Estrelas, um jogo exibição de atletas equipados pela primeira vez no Brasil, que contou com jogadores do Brasil inteiro. A partida foi realizada no Ginásio Pedro Dell’Antonia em Santo André nos moldes do Futebol Americano de Arena (seria como o futsal em relação o futebol) e foi um sucesso de público com cerca de 2 mil espectadores.

Para o jogo foram chamados 6 (seis) atletas do Cougars, o maior contingente entre as equipes, além de voluntários e a participação do presidente Marcos Pastrana como umpire (árbitro).

Outras equipes participantes foram: 
Santo André Werewolves (SP); 
Curitiba Brown Spiders (PR); 
Barigüi Crocodiles (PR);
Tubarões do Cerrado (DF);
Minas Locomotiva (MG),
Vila Velha Tritões (ES);
, além da participação dos integrantes da FPFA e de Silvio Santos Junior (que participou dos 2 primeiros quarto e depois do intervalo passou a comentar o jogo).


Vídeo Promo do Jogo das Estrelas ocorrido em 2008 - Único de Arena e primeiro com equipamentos no Brasil

O evento teve o apoio da Soccer Grass e da Huddle, além da narração de Paulo Mancha e cobertura da Bandsport. 

Mudanças do símbolo 



Em 2008 Durante essa pausa no campeonato a equipe resolveu fazer algumas mudanças para dar uma maior visibilidade a equipe. As principais mudanças foram a re-estilização do símbolo, a alteração da letra, além das cores que passaram de azul marinho e laranja para azul royal, preto e branco. 

Em 2012 o nome ganhou destaque no símbolo, com contornos em espírito de garra e selvagem, como a equipe se posta em seus jogos. 

     2003-2008          2008-2012       2012-atualmente

Nasce uma rivalidade da era sem equipamentos que chegou ao Full Pad

Como o esporte voltou a crescer na região, outros times surgiram como o Mauá Black Bears, rival do Cougars entre os anos de 2009 e 2010, enquanto a equipe existiu e posteriormente o Corsários em 2011, equipe que é atualmente  ligada ao clube Palestra de São Bernardo do Campo. 

As equipes  já estiveram  em campo por duas vezes (2012 e 2013) pela Super Copa São Paulo, já na era Full Pads, e a equipe pirata nos venceu nas duas ocasiões. 




2010-2013 - Cougars, crescendo junto com o FA do Brasil


Equipe no jogo nos Estádio Santa Cruz de Ribeirão Preto - Maio 2013
Após a fundação legal em 2009, muitos jogadores de outras equipes da região do ABC, além do Werewolves, uniram-se ao Cougars Football, entre elas Wild Horses, Dark Knights e Rocks. Além do grande avanço no setor administrativo, houve também aumento da comissão técnica, aproveitando o melhor de cada equipe. 


Com a estabilidade no número de atletas, o foco da equipe nos anos seguintes foi de buscar infraestrutura adequada, melhorar o aprimoramento técnico da equipe e buscar parcerias para transformar o Cougars Football em uma equipe competitiva de Futebol Americano. Veja a evolução:

Fim de de 2010- Após quase um ano de treinos no Parque Celso Daniel, realiza mudança de CT de Treinos, utilizando-se do Campo Público Ana Brandão, na Vila América em Santo André;


 

É lançado o Bote da Suçuarana, o Blog/site do Cougars que hoje conta com mais de 100 mil acessos e 500 postagens sobre a equipe.


Janeiro de 2011 Aquisição de equipamentos - Inicia-se os treinos para o verdadeiro Futebol Americano ainda no Ana Brandão.

Fevereiro de 2011 -  Mudança de sede para São Caetano do Sul, onde realiza até hoje seus treinos no CT do União Jabaquara, no bairro Prosperidade; 

 
Maio de 2011 - Primeiro jogo com equipamentos com vitória sobre o Osasco Soldiers.



Vídeo do QB #88 Silva em corrida fenomenal contra a defesa do Soldiers

Março 2012  Volta ao campeonato paulista, desta vez com equipamentos e representando a cidade de São Caetano do Sul / Em abril realiza o primeiro jogo contra seu rival Corsários, com ação de arrecadação de mais de 350 kg de alimentos; 



Maio 2012 - Formaliza convênio com a Secretaria de Esportes (SEEST) de São Caetano do Sul afim de ministrar aulas gratuitas de Futebol Americano para crianças e adolescentes do município, a primeira do Estado a realizar este tipo de convênio para formação de base; A equipe se apresenta na abertura dos 43º Jogos Escolares da cidade.
 

Fim de 2012  Visando resultados expressivos, o Cougars traz um treinador com experiência internacional, Vinícius "Haka" Palumbo, para a disputa do campeonato paulista 2013, além de melhorar o elenco com reforços experientes provenientes de equipes do Estado de SP; Busca ampliar a atuação da escolinha junto às prefeituras do ABC.


2013 - Com apoio de empresas regionais e patrocínio da americana RoomMates participa da segunda edição da Super Copa São Paulo de Futebol Americano, e com uma equipe muito mais sólida e competitiva chega aos playoffs, ficando entre as oito melhores equipes do Estado.


Cougars enfrenta o Santos Tsunamis no CT da Vila
Cougars já com o novo patrocínio em jogo contra o Nemesis de Sorocaba.