HISTÓRIA do FA

História do Futebol Americano

O Football foi levado aos Estados Unidos pelos ingleses por volta de 1850, em dois formatos, o futebol (nos EUA conhecido como Soccer) e o Rugby.

Em 1867, em uma série de três jogos entre as universidades de Harvard e Yale, foi resolvido um problema que estava se tornando comum na pratica do esporte, pois algumas universidades adotavam as regras do futebol soccer e outras do futebol Rugby, então foram criadas novas regras para se alcançar um meio termo onde nenhuma das equipes fosse excessivamente prejudicada ou favorecida.

Em 1875 foram introduzidas mais regras do Rugby, Por isso, hoje o Futebol Americano tem mais semelhanças com o Rugby do que com o soccer. Em 1976 foi criada a primeira liga/associação de Futebol Americano, a Intercollege Football Association (IFA) tendo como integrantes as universidades de Yale, Harvard, Princeton e Columbia.

Em 1883 o número de jogadores foi reduzido para onze de cada lado, em 1887 implantou-se a formação de linhas para o inicio de cada jogada (a de ataque de um lado e a de defesa do outro) a scrimmage, ao invés do scrums utilizados no Rugby e em 1892 a contagem de downs (limite de posse de bola) para não deixar que um time que tivesse a posse de bola e a vantagem no placar impossibilitasse a continuidade da partida. Com essas mudanças o Futebol Americano ficou com o sistema de jogo bem próximo do praticado hoje.

Como o Futebol Americano valoriza a estratégia e a força física, foram criados alguns tipos de jogadas em que se utilizava de forma exagerada a força física, tornando-as violentas e que colocavam a integridade dos atletas em grande risco. Em 1905, após 18 acidentes fatais, o Presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, exigiu que fossem tomadas atitudes que se evitassem esses tipos de acidentes e que protegessem os jogadores, ou então o esporte seria banido do país. Com isso foram adotados mais equipamentos de seguranças (na época eram feitos de couro) e várias regras que coibiram a violência, como a proibição de certos tipos de entradas maldosas, como a “cunha voadora”, jogadas que só visavam agredir e machucar o adversário, assim o impossibilitando de continuar em campo.

No ano de 1906, devido às exigências de Roosevelt, foi criada a Intercollegial Athletic Association of the United States (IAAUS), órgão responsável por regulamentar e controlar a prática do FA nos colégios e Universidades. Em 1910 a IAAUS passou a ser chamada de National Collegiate Athletic Association (NCAA). A NCAA é responsável até os hoje pelo FA e outros esportes praticados nos colégios e Universidades dos Estados Unidos.

Existiam várias ligas regionais que eram responsáveis pelo FA profissional, onde cada uma disputava o seu torneio, em 1920 começou uma estruturação melhor das ligas e de campeonatos inter-regionais e em 1922 finalmente foi criada a National Football League (NFL). Porém, após o campeonato de 1925 muitas equipes ficaram descontentes com as regras e atitudes da NFL e, conseqüentemente, criaram a primeira American Football League (AFL), que após o final da primeira temporada foi fechada por problemas financeiros e da incerteza da participação dos principais jogadores da época.
Com a criação da NFL e seguindo as exigências do presidente dos EUA para tornar o esporte mais seguro, começaram a ser criadas regras para a utilização de equipamentos de proteção obrigatórios, como capacetes e shoulder (ombreira). Equipamentos esse que sofreram várias alterações com o passar do tempo. No inicio os equipamentos eram rústicos e feitos de couro de animais, atualmente cada um é feito de um determinado tipo de material e tem um nível de resistência de acordo com as necessidades de proteção e maleabilidade que cada parte do corpo exige.

Até a década de 50 o campeonato universitário era mais popular, porém em 1958 finalmente o profissional conseguiu superar a popularidade do universitário e assim se garantir como principal divisão do esporte. Em 1960 finalmente a AFL conseguiu se firmar e concorrer em nível de igualdade com a NFL. A popularidade da AFL foi alcançada graças à introdução do esporte em regiões que ainda não contavam com a modalidade e também devido a varias inovações nas regras, que tornaram o jogo mais dinâmico e, conseqüentemente, mais interessante.
A NFL e a AFL conseguiam conviver em paz, cada uma em seu campeonato, até que em 1965 o NY Giants, que fazia parte da NFL, contratou um dos principais atletas pertencentes a uma equipe da AFL, semanas depois, em resposta ao acontecido, várias equipes pertencentes à AFL contrataram jogadores que pertenciam a NFL, gerando um atrito entre as 2 organizações. Em 66 as duas finalmente resolveram se unir e dividir o campeonato em duas confederações: a AFC (American Football Conference) que era composta por todas as equipes da AFL e algumas da NFL; e a NFC (National Football Conference) composta pelo restante das equipes da NFL, a final era disputada em jogo único entre a equipe campeã da AFC contra a equipe campeã da NFC, assim sendo criado o Super Bowl, nome dado a final do campeonato das EUA de Futebol Americano.

Na década de 90 o FA conseguiu superar o baseball, se tornando assim o esporte mais popular dos EUA e continua sendo até hoje. O Super Bowl é assistido por mais da metade da população dos EUA, além de ser transmitido para mais 150 países em 30 idiomas diferentes. É um dos principais eventos do esporte no mundo, sendo considerado o terceiro, perdendo apenas para a Copa do Mundo de Futebol (Soccer) e para as Olimpíadas.