sábado, 6 de novembro de 2010

Formações defensivas

Já explicamos anteriormente quais são as posições e suas funções no Futebol Americano.
Agora, o falaremos sobre as formações defensivas e suas principais características, porque e como usar.
Pra começar, explicarei a diferença entre os dois principais tipos de formação defensiva, 4-3 e 3-4.

A formação 4-3 normal conta com quatro jogadores na linha defensiva (dois Defensive Tackles e dois Defensive Ends) e três Linebackers. Na defesa 4-3, a principal função da DL é impedir o passe do Quarterback adversário, enquanto os Linebackers têm a função de impedir corridas.

A formação 3-4 normal conta com três jogadores na linha defensiva (um Nose Tackle e dois Defensive ends), responsáveis por impedir corridas pelo meio da linha (entre gaps), e a função dos quatro Linebackers (dois Middle e dois Outside) é a de impedir o Quarterback adversário de completar o passe.

Um pouco sobre a evolução das formações defensivas

Diz-se que a formação precursora do esquema 4-3 foi a 5-2-4 do Eagles, um esquema interessante, por ser muito versátil, com seus 5 jogadores na linha impedindo corridas e seus linebackers saindo para marcar os Receivers ou auxiliando na pressão no Quarterback. Esquema eficiente até os Brown utilizarem sua formação mais aberta com dois Tight Ends, forçando assim os Defensive Tackles se posicionarem acompanhando a formação da linha, facilitando assim para a linha ofensiva abrir o gap da corrida e conseguir grande avanço.


Esse esquema dos Browns logo foi quebrado pelos Giants, que viram a necessidade de fortalecer o meio da sua linha defensiva. Assim foi criado a formação conhecida por 6-1-4 Umbrella (Guarda-chuva), na qual haviam 6 jogadores posicionados na linha defnsiva, sendo que os Defensive Ends tinham a posição flexivel (para retornar e agir como um Outside linebacker atual), formando assim o esboço do que chegaria a ser a formação 4-3 que conhecemos.


O 'Even 4-3'

A primeira formação 4-3 era simétrica, sendo que os DL se alinhavam frente a um OL, os defensive tackles se alinhavam a frente do guard e os defensive ends na frente dos Offensive Tackles, sendo que o Defensive End do Strong side (lado do Tight End) se posicionava entre o Off. Tackle e o TE. Com o passar do tempo, as formações foram se adaptando, porém, mantendo esse esquema 4-3.

O posicionamento utilizado atualmente se assemelha mais com o seguinte:


Formação 3-4

Nesse esquema, os três DL são responsaveis por todos os gaps da linha ofensiva. Ou seja, dois gaps por jogador. A formação'true' 3-4, tambem é conhecida por double-bubble (ou bolha dupla), pois o posicionamento dos DE deixa os guards livres, formando 'bolhas'.

Já na formação Under 3-4, não existe essa bolha. O DE do Strongside se posiciona no Gap entre o Guard e o Off. Tackle, e o NoseTackle se posiciona entre o Center e o Guard do Weakside. o DE do lado fraco costuma se alinhar com o Off. Tackle a sua frente. Essa é apenas uma das variações possíveis para fechar os espaços de corrida.

Parte daí a importancia do técnico de defesa, que deve conhecer seus homens e utiliza-los da forma mais adequada possível, tendo em vista que cada uma dessas formações citadas acima e as inúmeras formações para se citar dependem em grande parte de jogadores com caracteristicas que se encaixem na posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário