sexta-feira, 4 de março de 2011

Formações ofensivas

Formações Ofensivas

Anteriormente foi postado nesse blog as formações básicas da defesa. Hoje falaremos um pouco sobre as diferentes formações do ataque, onde há variações desde o posicionamento do jogador até o numero de jogadores de determinada função (jogadas com 2 Tight Ends, 3 Wide Receivers por exemplo). As formações mais usadas pelo ataque são Singleback, I-Formation, Shotgun, Pro set.
Começaremos falando da formação Pro set, mais conhecida apenas por 'pro'.

Formação Pro (Pro Set Formation)

É uma formação que tem por base os cinco homens da linha, um Tight End, dois Wide Receivers, o Quarterback e dois Runnin' backs (um Halfback e um Fullback). O QB é posicionado logo atrás do Center, recebendo a bola na mão. Essa é uma formação muito popular por sua versatilidade, sendo eficiente tanto para corridas quanto para passes em uma proporção igual, o que dificulta a leitura da jogada pela defesa. Também confunde a defesa no sentido dela não saber para que lado ou em qual GAP será a corrida, por ter um RB de cada lado do QB.
Jogadas de corrida quando bem executadas forçam a defesa a se aproximar, trazendo o Safety para próximo da linha, o que em caso de uma jogada de play action dá mais espaço para os WR.
Em jogadas de passe, por ter 2 backs no campo para a proteção, o QB tem mais tempo de encontrar um WR ou TE livre no campo.



Formação I (I-Formation)

A formação I é tipicamente de corrida, os jogadores usados são os mesmos da formação pro. O QB também recebe a bola direto do Center, porém os corredores não ficam um de cada lado e atras do QB, mas sim ficam formando uma 'linha' de backs, sendo Quarterback, Fullback e Halfback.
O Fullback geralmente tem a função de bloqueio ou de abrir espaço para o Halfback correr, além de despistar a defesa em jogadas com fake. A vantagem dessa formação é que o Halfback pos estar posicionado mais atras tem uma visão melhor da jogada, conseguindo encontrar um espaço ideal para a corrida.
Essa formação é uma variação da Wishbone e da T-formation que são formações antigas do futebol americano, sendo que o primeiro registro da I formation data de 1950, no Instituto Militar da Virginia (Virginia Military Institute), se tornando realmente popular apenas em 1970.
Apesar de ser uma formação principalmente de corrida, jogadas de passe podem ser utilizadas por ter os 2 WR e 1 TE na sua formação básica. Existem várias variações da I formation, como o BIG-I, no qual se retira um WR e coloca mais um TE do outro lado da linha, o que aumenta a proteção e as possibilidades de corrida do Runnin'.




Formação Singleback (Single set back formation)

Essa formação tem uma variação nas posicões em relação as outras citadas anteriormente, pois usa três Wide receivers e apenas um Runnin'back (Halfback), sendo esse o singleback (único para tras do QB). Essa formação possui inumeras variações, podendo mexer na quantidade de WR e TE conforme a necessidade da equipe.
É uma formação que visa mais passes, tendo opções com TE dependendo da variação utilizada e pode usar mais jogadas elaboradas como o Reverse.
É também uma formação que pode trazer problemas para a defesa adversária pois tem mais jogadores de passe para cobrir e caso a equipe seja rápida com seus corredores, uma jogada de corrida pode ser devastadora se não for esperada.
Por exemplo, em uma formação clássica de singleback, os dois Wide Receivers da esquerda fazem uma rota longa puxando seus marcadores, o que abre um espaço para a corrida pela esquerda, pois há apossibilidade de um linebacker ter que marcar o receiver extra, tornando assim a corrida por esse lado muito facilitada. O grande problema é que essa formação para ser bem executada necessita de jogadores muito habilidosos em campo, como Tight Ends que além de bloquear bem recebam a bola com qualidade, Wide Receivers rápidos, Runnin'backs habilidosos, uma linha ofensiva inteligente e um Quarterback que consiga pensar e agir bem sob pressão.




Shotgun

É uma formação típica para situações de passe, uma das mais utilizadas como formação base (nos Estados Unidos, High School e College). Diferentemente das outras formações, onde o Quarterback recebe a bola diretamente das mãos do Center, nessa formação o Center faz um Snap para o quarterback que está aproximadamente de 5 a 8 jardas para trás da linha de scrimmage.
A linha de ataque tem uma grande vantagem nessa formação por ter mais espaço para formar o 'pocket' de forma mais ovalada e consistente, o que dá ao QB maior tempo para completar a jogada e para os WR para completarem suas rotas.
Essa formação também possui várias possibilidades de variação, sendo a original formada por três Wide Receivers, um Tight End, os cinco jogadores da linha ofensiva, um halfback e pelo QB.




Espero ter sido claro nas explicações, em breve trarei formações diferentes e interessantes, como Notre Dame box, Wishbone e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário