Bom dia a todos
Como alguns aqui já sabem, eu sou o Marcos Sereno, mais conhecido por “Pastrana” no mundo do FA brasileiro.
Eu pratico o esporte a mais ou menos 11 anos e a 4 fazendo parte da diretoria da minha equipe atual, sendo 3 como Presidente do Cougars Football.
Antes de qualquer coisa tenho que elogiar o momento que o FA nacional vive e que a luta em que muitos estão envolvidos há muito tempo tem sido recompensada, pois há 10 anos atrás era muito difícil se encontrar bolas de borracha para se comprar em lojas de esporte (a de couro então era item raro), e pensar em montar um time Full Pad era surreal.
Hoje vemos várias equipes se equipando, conseguindo patrocínios, se estruturando e mostrando que hoje o FA é uma realidade no país.
Tudo isso é devido aos amantes do esporte que traçaram como objetivo de vida fazer o FA virar um dos esportes nacionais. Desde os dirigentes que se esforçam todos os dias trabalhando o tempo todo no crescimento do esporte e de seus respectivos times, quanto aqueles jogadores que só lidam com a parte de treinar e jogar, mas cumprem com o seu papel da melhor forma possível, comparecendo em todos os eventos de seus times e o divulgando. Além claro daquelas pessoas que tem um grande poder de influencia e utilizam dele (como na mídia, por exemplo) para a divulgação maciça do esporte.
Porém nos últimos anos vejo que muitos estão se esquecendo de tomar certos cuidados muito importantes para o crescimento e para proteger a imagem do esporte, que ganhou muita força no país, porém ainda é frágil e qualquer deslize poderá custar muito caro à continuidade do trabalho que vem sendo realizado.
O esporte ainda é amador, no sentido que é organizado e promovido por pessoas que amam o esporte e ainda não recebem para tal atividade. Porém ele deve ser organizado, planejado e executado de forma profissional, sabendo dos limites financeiros que possuímos hoje.
Então todos os pontos que envolvem estruturação de torneio, divulgação do esporte e dos times devem ser muito bem planejados para mostrar que o FA tem muita força e pode sim virar um dos principais esportes nacionais e que só depende de oportunidade para isso.
Então vamos cuidar para fazer campeonatos, torneios, bowls e eventos bem estruturados e que tragam uma mídia POSITIVA para o esporte e que façam novas portas serem abertas.
Outro cuidado que devemos tomar é quanto a atitudes tomadas por qualquer um que se envolva no esporte.
Foram necessários vários anos para tirar, ou pelo menos minimizar diversos preconceitos, porém ultimamente tenho visto eles ganharem força novamente.
Divulgamos que esse é o esporte mais democrático do mundo e que todos são bem vindos a praticá-lo. Porém vejo pessoas que estão envolvidas com o FA, dentro e fora de campo, tomando atitudes preconceituosas e racistas com pessoas que acompanham ou praticam o esporte.
Depois de vários anos disseminando que o FA não é um esporte violento, mas sim que existe o contato físico, porém ele é muito mais do que um monte de brutamontes se empurrando, finalmente as pessoas estão vendo isso com os próprios olhos.
Porém, esses dias olhando sites e blogs relacionados, vejo um dirigente de uma equipe falando que o seu maior objetivo é formar a defesa mais violenta do país.
Todo um trabalho de anos sendo jogado no lixo.
Estou vendo uma divisão de forças e uma falta de camaradagem extrema em diversos patamares do esporte.
Vejo diversas Ligas e Federações no mesmo estado, diversos campeonatos regionais não para uma maior divulgação do esporte, mas sim por que os dirigentes das equipes não conseguem se entender e preferem criar o próprio torneio.
Obs.: Como já falei acima, é muito importante ter diversos torneios e campeonatos, desde que sejam para divulgar o esporte da melhor forma possível, não por brigas.
Times que propõem alianças e parcerias, mas basta o outro abaixar a guarda para ser apunhalado pelas costas das mais diversas formas possíveis.
Agora um dos maiores absurdos é em relação à formação de jogadores.
Vejo diversos drafts sendo realizado pelo país, mas vejo que muitos são estruturados de forma a só pegar o maior número de jogadores já formados e com bom nível técnico e levá-los a torneios e campeonatos.
Muitos times estão agindo como se o esporte já fosse consolidado no país e tivéssemos escolhinhas de FA a cada esquina e o esporte fizesse parte da grade de todas as aulas de Educação Física do país.
Não podemos esquecer de formar novos atletas, pois alguns podem não mostrar um bom desempenho em drafts, mas por que eles nunca tiveram um contato com o esporte, sendo assim não devem ser descartados como lixo.
Não esquecendo que a formação deve ser completa, desde a parte física e tática até a formação do bom caráter dos integrantes das equipes e das Ligas/Federações.
Já vou deixar bem claro que não estou apontando o dedo na cara deste ou daquele, e sim mostrando falhas que devem ser observadas e corrigidas por todos nós que temos como objetivo o crescimento do Futebol Americano no país.
Lembrando que primeiro temos que pensar no esporte, para depois pensarmos nos nossos próprios times e umbigos.
Marcos "Pastrana" Sereno
Presidente
Associação Esportiva Cougars Football – AECF.
Mais claro que esse depoimento não há... Parabens Marcos !!
ResponderExcluirposso colocar esse post seu no meu blog????
ResponderExcluirhttp://timeoutbrasil.blogspot.com/
Parabéns Pastrana
ResponderExcluirÓtimo Depoimento.
É muito chato saber que existe times a qual nao pensa na divulgação do esporte e só em si mesmo.
Infelizmente nao é de hoje que acontece isso e também não será hoje que isto vai acabar...
Mas ainda existe Pessoas com pensamentos iguais o seu a qual um dia quem sabe consiga realizar esta mudança
otimo texto, depois me mande um email para conversarmos melhor sobre o assunto.
ResponderExcluircontato@futebolamericano.com.br
Guilherme, é exatamente com esse intuito que escrevi esse texto.
ResponderExcluir- Abrir os olhos daqueles que estão ignorando os cuidados litados acima, as vezes por falta de conhecimento ou simplesmente por egoismo.
- Juntar todos os representantes das equipes que tenham o mesmo pensamento e se possivel fazer que tais cuidados virem obrigações para todas as equipes, para o crescimento e fortalecimento do Futebol AMericano no Brasil.
Falou exatamente o que há!
ResponderExcluirPessoas que pensam que o FA é apenas um monte de caras se quebrando dentro de um campo... FA é muito mais que isso, é um esporte tático, e exige bem mais do que corpo e inteligência, exige um mecanismo e trabalho em equipe, companheirismo!
Que haja justiça, e que vejam que FA deve ser reconhecido pela grandeza deste magnífico esporte!
Eu e alguns amigos, rumo aos Try-Outs dos Cougars... 19/06/11
Prepare yourselves Cougars, because Here We Go!
Danillo Barbosa Dias, 15 Anos