segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quando os crimes relacionados aos esportes serão realmente levados a sério no Brasil?

Ontem, no jogo de soccer válido pelo Campeonato Brasileiro, entre Atlético Paranaense e Fluminense foi flagrada uma cena no estádio, após o final do jogo, que está sendo muito debatido pela mídia.

A cena em questão é a de um PM apontando uma arma parecida com um rifle para a torcida.

Policial apontando rifle para torcida

A mídia criticou demais a atitude da PM e falou que ela poderia ter causado um grande tumulto. Criticou também o fato da PM sempre utilizar de força excessiva em diversas situações e, devido a isso, classificou-a como mal preparada.

Porém, em minha opinião (e faço questão de frisar isso) a cena foi tirada do contexto e também estão ignorando completamente o histórico de incidentes recorrentes relacionados às torcidas.

Aconteceram durante o jogo alguns lances onde a decisão do arbitro foi muito contestada pela torcida Atleticana e a mesma quis protestar ao final do jogo.
Centenas de torcedores cercaram o túnel de acesso ao campo pelo qual os árbitros iriam sair. A PM pediu diversas vezes que a torcida se afastasse, sem sucesso nenhum. Foi ai então que a PM resolver intimidar o torcedor para conseguir finalmente retirar os árbitros de campo, sem que os mesmo ficassem em risco iminente de serem agredidos nesse processo.
Parte da torcida que cercou o tunel de acesso ao campo.

Se a PM não utilizasse tal método, qual seriam as chances de algum torcedor invadir o campo para agredir os árbitros, ou então que algum dos torcedores atirasse algum objeto que poderia ferir tanto os árbitros quanto os PM que faziam a escolta?
A resposta é: GIGANTESCA.

Agora a pergunta é: A culpa maior é da PM por utilizar de tais métodos em suas ações, da arbitragem mal prepara que sempre comete erros cruciais em jogos importantes, ou da torcida que sempre quer tirar satisfação (conversando ou agredindo) com árbitros, jogadores, dirigentes, etc.?
A resposta é: Da impunidade do sistema de justiça brasileiro com crimes referentes a esporte.

Explicando melhor.
Muitos crimes cometidos por torcedores – agressões, invasões, depredação da propriedade de terceiros , etc. – nunca são punidos. Com isso, todo mundo se sente a vontade para fazer o que quiser, já que não responderá pelas próprias ações.
Com isso, ocorrem várias vezes (principalmente na última década) diversos crimes que envolvem “torcedores” (bandidos que encontraram uma forma de não serem pegos ou torcedores frustrados que encontra nessas atitudes uma válvula de escape da realidade).

Exemplos têm aos montes:
Torcidas organizadas que se enfrentam nas ruas, trens, metrôs, arredores do estádio e que sempre sai alguém ferido ou até morto.
Torcida que invade vestiário, campo, CT, etc. tentam agredir todo mundo a PM leva para delegacia e essa pessoa (pseudo-torcedor) simplesmente sai pela porta da frente após o registro do BO. Isso quando são levadas para delegacia.
Torcedores que se reúnem para comemorar a vitória ou o titulo da equipe e sai por ai depredando tudo o que vê pela frente.
Torcidas organizadas durante briga.

Colocar a culpa disso tudo nas costas da PM, que fica no meio desse fogo cruzado, onde precisam tomar alguma atitude para proteger os cidadãos inocentes, tentando fazer com que ninguém saia ferido, inclusive a própria PM, é simplesmente de uma covardia sem tamanho.

Policial ferido em ação.
E o que isso tem a ver com o nosso Futebol Americano? TUDO.

O FA vem crescendo muito rápido no Brasil e muitas vezes conseguimos colocar mais torcedores em estádio do que muitas partidas de soccer válidas pelas primeiras divisões do campeonato nacional e estadual. Ou seja, daqui a alguns anos poderemos estar passando pela mesma situação se as leis não mudarem e a impunidade continuar.

Em outros países, torcedores que agem dessa forma são presos e impedidos de freqüentarem eventos esportivos, pois são obrigados a se apresentarem nas delegacias durante os jogos.
O maior exemplo disso é a Inglaterra. Nos anos 90 a torcida lá era considerada a pior do mundo. Porém, após várias ações e leis que foram criadas para resolver o problema. Hoje é muito seguro ir assistir aos jogos na Inglaterra e são pouquissimos os incidentes relacionados as torcidas.

Espero que em breve as leis e as aplicações da mesma mudem radicalmente. Pois do jeito que está não dá para ficar.

Marcos Pastrana Sereno

PS: Procurando imagens para ilustrar esse post acabei achando esse texto:
http://nathanielfrota.blogspot.com/2011/05/razoes-para-nao-ser-policial-militar.html

3 comentários:

  1. rsrs sou meio suspeito pra comentar, mas devo dizer que se todos os torcedores tivessem essa visão, muitos incidentes poderiam ser evitados e desta forma, várias atitudes passíveis de crítica por parte da polícia... resumindo, muito boa publicação e compartilho com o desejo de que estas práticas nefastas de vandalismo por parte das torcidas nunca ocorra no FA!

    Sudatti SS#39

    ResponderExcluir
  2. O que me irritou de verdade foi a midia tratando a torcida como anjinhos que só queriam fazer um cafune no juiz e que não era necessário a PM fazer aquilo.

    Ai depois que um torcedor taca uma pedra na cabeça do juiz e ele morre a culpa é da PM que não se preveniu para tal situação.

    ResponderExcluir
  3. Mais um exemplo que podemos pegar dos esportes americanos... lá torcedores de times distintos assistem ao jogo juntos e por que ?? porque há respeito, porque o evento é de entretenimento e não de guerra e não existe essa porcaria de torcida organizada. Mas a culpa são dos próprios clubes e pasmem jogadores que mantém esses bandidos.... Parabens pela postagem. òtima matéria - Nitas

    ResponderExcluir