quarta-feira, 9 de novembro de 2011

9ª rodada NFL – Análise


E tivemos esse fim de semana mais uma rodada muito interessante e com jogos que merecem atenção especial.

Jets 27 X 11 Bills
E a coisa ficou muito mais interessante agora na AFC East.
O Bills escorregou novamente no campeonato e deixou escapar uma chance de ouro, enquanto isso o Jets teve uma rodada perfeita. O primeiro tempo terminou apenas 3x0 para o Jets e com ambas as defesas fazendo um bom trabalho.
Mas o Jets sabia da importância da vitória para continuar vivo na temporada e voltou mais centrado para o segundo tempo. O Bills cometeu alguns erros bobos. O principal deles foi uma interferência a poucas jardas da End Zone que permitiu o Jets abrir 20x3 no 3º quarto.
Com a vitória o Jets (5-3) passou a ser segundo do grupo e o Bills (5-3) caiu de 1º para 3º.

Seahawks 13 X 23 Cowboys
Jogo com 2 lances que merecem grande destaque. No segundo quarto a defesa do Seahawks conseguiu forçar um fumble no WR Dez Bryant que estava a 1 jarda de conquistar o TD quando o jogo ainda estava 6x3 Cowboys. O outro foi um bloqueio de FG realizado pelo DL Spencer, que pulou pelo meio da OL e conseguiu ficar cara a cara com o Punter do Seahawks.
Com a vitória, o Cowboys (4-4) voltou a ocupar a 2ª colocação no grupo, porém ainda acho o time muito instável para conseguir chegar aos playoffs.
O Seahawk (2-6) só possui chances matemáticas de classificação.

Browns 12 X 30 Texans
A equipe do Texans (6-3) não deixou o Browns fazer um TD se quer e consegue com essa vitória se distanciar na liderança de seu principal concorrente de grupo, o Titans (4-4). O Browns (3-5) amarga a ultima colocação do grupo, e pelo que as outras equipes da AFC North estão apresentando não parece que a coisa irá mudar.

Falcons 31 X 7 Colts
O Falcons atropelou com facilidade o Colts. A coisa está tão ruim para o ataque sem o Payton Manning que o único TD do Colts foi feito pela defesa em uma interceptação.
O Facolns (5-3) é um dos principais candidatos a se classificar pelo menos no Wildcard.
O Colts teve sua 9ª derrota seguida e já começa a pensar no que faz no próximo Draft.

Dolphins 31 X 3 Chiefs
Uma das zebras da rodada.
Tudo bem que o Chiefs não é um dos melhores times da temporada, mas vem realizando boas partidas e é segundo do grupo. O Dolphins vinha disputando com o Colts o posto de pior equipe.
O Chiefs (4-4) perdeu uma ótima oportunidade de ficar na liderança isolada, pois jogou com uma das piores equipes, pois Raiders e Chargers (também 4-4) também perderam os seus jogos.

Buccaneers 16 X 27 Saints
O Saints não jogou tudo o que pode, mas já foi o suficiente para garantir a vitória. A defesa não foi tão bem quanto deveria, pois conseguiu forçar 3 fumbles, mas não recuperou nenhum deles.
O Buccs se mostrou muito nervoso, fato demonstrado por um lance em que o QB pediu tempo e comeu a alma do time dentro de campo mesmo e até com um “empurra-empurra” entre os WR. Também houve uma falta pessoal em lance mais quente, o que só deixou mais escancarado os nervos a flor da pele.
Com a vitória o Saints (6-3) consegue se manter em primeiro do grupo enquanto o Buccaneers (4-4)fica em 3º atrás do Falcons, mas ainda com boas chances de playoffs.

49ers 19 X 11 Redskins
Um jogo que quase esquentou no final.
O 49ers ganhava por 19x3, mas faltando pouco mais de 1 min de jogo o Redskins fizeram o TD e fizeram a conversão de 2 pontos. Tentou um onside quick para tentar uma campanha rápida e que precisaria fazer novo TD e outra conversão de 2 pontos para levar o jogo para a prorrogação. Mas o 49ers conseguiu pegar o chute e ganhou o jogo.
Como já foi dito o 49ers (7-1) só não vai pro playoffs se desistir do campeonato, já que está no pior grupo de todos.
O Redskins (3-5) talvez tenha dado adeus a disputa por classificação, mas ainda existem chances matemáticas.

Broncos 38 X 24 Raiders
O Broncos teve boa atuação da defesa que conseguiu 3 Interceptações e forçou 2 fumbles (mas não conseguiu recuperar a bola), mas o QB Tebow teve atuação muito ruim, pois tentou apenas 21 passes e mesmo assim só acertou 10 e conseguiu apenas 124 jardas. Mesmo assim conseguiu 2 passes para TD. Porém muito abaixo do esperado para uma 1ª escolha.
Com a vitória o Broncos (3-5) fica vivo na disputa, mesmo com uma campanha negativa conseguiu ganhar de um concorrente direto (4-4) e os outros 2 (Chiefs e Charges) também perderam. Rodada que vem joga contra o Chiefs e precisa ganhar.

Bengals 24 X 17 Titans
Jogo bem equilibrado. O Titans começou ganhando de 17X7, Mas a defesa do Bengals resolveu segurar a bronca e não tomou mais nenhum ponto no segundo tempo. Assim o ataque teve tranqüilidade para conseguir 2 TD e 1 FG e ganhar o jogo.
Quem diria que o Bengals (6-2) conseguiria ser 1º do grupo a essa altura do campeonato num grupo que tem Ravens (6-2  e Steelers (6-3)?

Rams 13 X 19 Cardinals
O Rams (1-7) deve ter gasto todo o gás no jogo contra o Saints na semana passada.
Começou ganhando o jogo, permitiu o empate e teve um FG bloqueado no fim do jogo. A partida foi para a prorrogação e a vitória do Cardinals (2-6) veio em um incrível retorno de Punt para TD.
As duas equipes pertencem ao mesmo grupo e não possuem esperanças de classificação.

Giants 24 X 20 Patriots
Os 44 pontos da partida saíram no segundo tempo, sendo que a maior parte foi no ultimo quarto, o que deixou o jogo extremamente emocionante.
O Patriots vem errando muito, tanto no ataque quanto na defesa. Os especialistas também, fato marcado por uma tentativa de FG curto que foi para fora no final do primeiro tempo. Outro ponto é a quantidade de turnovers sofridas pelo ataque, principalmente o QB Tom Brady que sofreu várias interceptações e fumbles, fato que está deixando o QB extremamente irritado. A única parte boa é que a defesa conseguiu diminuir a quantidade de jardas aéreas cedidas, porém só conseguiu uma interceptação e nenhum sack.
O Giants aproveitou todos esses erros (pois forçou boa parte deles) e ganhou a partida com um TD no 3º down faltando poucos segundos para o final do jogo.
O Patriots (5-3) foi favorecido pela vitória do Jets (5-3) em cima do Bills (5-3) e voltou a ser primeiro do grupo devido os critérios de desempate. Como disse, eles terão que arrumar muita coisa se pretendem chegar a algum lugar.
O Giants (6-2) manteve a vantagem de 2 vitórias a mais e provavelmente será o classificado do grupo NFC East.

Packers 45 X 38 Chargers
O Packers (8-0) continua invicto, mas isso não quer dizer que o time teve uma ótima atuação.
No 1º quarto os Cabeça de Queijo atropelaram o Chargers e tudo apontava para uma sacolada com grande atuação da defesa, que fez 2 TD através de interceptações e fechou o placar em 21X7. Porém no 2º quarto o Chargers acordou e deixou a diferença no placar bem menor: 21X17.
O segundo tempo foi marcado por diversas faltas da secundaria, principalmente do CB Woodson. As faltas mais comuns foram holding e pass interference, o que deu muitas jardas e first down automático para o adversário. As duas equipes foram alternando TD e o Chargers teve a chance de empatar no final do jogo. Porém Rivers foi interceptado pela 3ª vez e quase que o SS do Packers fez o TD.
O Packers (8-0) continua tranqüilo no campeonato, mas precisa arrumar alguns detalhes para não deixar que os jogos se compliquem tanto quanto esse.
O Chargers (4-4) está em primeiro do grupo, mas precisa se recuperar bem rápido, pois Raiders e Chiefs possuem campanhas iguais e qualquer tropeço pode ser fatal.

Ravens 23 X 20 Steelers
E o Ravens venceu o “Jogo das Defesas”.
Os Corvos conseguiram fazer o TD com menos de um minuto de jogo. Porém o WR Smith cometeu falta que anulou a jogada. Depois disso as defesas marcaram muito bem e não cometeram falhas graves e só foi possível pontuar através de FG: 9x6 Ravens.
No segundo tempo os ataques conseguiram finalmente marcar TDs, porém graças a jogadas que começaram com a defesa. Pelo lado do Ravens a posse de bola foi recuperada através de uma interceptação. Pelo Steelers através de um fumble forçado. No final do jogo o Steelers estava à frente do placar e conseguiu deixar o Ravens muito longe de sua EZ. O QB Falcco não se intimidou e foi conseguindo ganhar as jardas necessárias. Em um lançamento longo tentou o TD com Smith, mas novamente o WR cometeu um erro e não conseguiu pegar o passe. Porém nos últimos segundo ele foi acionado novamente e conseguiu marcar o TD da vitória.
O Ravens (6-2) agora ocupa a segunda colocação do grupo e o Steelers (6-3) passou a ser terceiro. Quem mais se beneficiou com o resultado do jogo foi o Bengals, que passou a liderar o grupo.

Bears 30 X 24 Eagles
Com mais uma ótima atuação do RB Forte o Bears vence seu 3º jogo seguido.
As duas defesas tiveram bom desempenho e forçaram vários erros dos ataques adversários, além de diversos fumbles.
Para mim o lance mais marcante do jogo foi quando ele estava empatado em 10x10.
O Bears estava em uma 3ª descida a 4 jardas do TD. O QB Cutler não conseguiu completar o passe e ntão o Bears teria que se contentar com um FG. Porém o juiz marcou falta, pois interpretou que o DL Babin acertou o QB após o passe ser executado. Todos do Eagles ficaram putos com a marcação, pois no inicio do lance Babin foi empurrado pelo OL do Bears, caiu e por isso acertou o QB. Como pela regra não se pode desafiar marcação de falta o Eagles tentou protestar e muito, mas o juiz não arredou o pé, manteve a marcação da falta e o Bears conseguiu o TD em seguida.
Os dois ataques se saíram bem, tanto é que o QB do Bears, Jay Cutler, não foi sackado nem interceptado, o que é praticamente um milagre. Mas esse jogo foi realmente marcado pela bela atuação das defesas.
Com o resultado o Bears (5-3) se mantém vivo na disputa, mas vai ter que ralar muito, já que Packers (8-0) é líder do grupo e o segundo é o Lions (6-2).
O Eagles se complicou bastante e vai ter que ganhar muitos jogos até o final da temporada regular e torcer por diversos tropeços de Giants e Cowboys e também de outras equipes da conferência, no caso de tentar se classificar pelo Wild Card.

Estavam de folga: Jaguars, Lions, Vikings e Panthers.

Estou tentando adaptar o texto de forma que ele fique bem compacto e com as principais informações. Espero em breve conseguir.
Como falei semana passada é muita informação e é necessário que eu veja todos os vídeos e olhe as estatísticas e outras coisas do jogo para poder passar informações corretas, sendo assim ele toma muito tempo e nem sempre conseguirei colocar essa análise no ar as terças. Peço a compreensão daqueles que estão começando a acompanhar essa coluna.

Amanhã já postarei os jogos que serão transmitidos pela ESPN, pois a partir dessa semana voltará a ser realizado jogos de 5ª feira.

Go NFL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário