quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NFL - 10ª rodada – análise

E na 10ª rodada da NFL tivemos muita disputa direta pela 1ª posição de grupo e também alguns jogos interessantes e surpreendentes.

Raiders 24 X 17 Chargers
Rodada perfeita para o Raiders.
Em boa partida principalmente da defesa, que pressionou e muito o QB Rivers do Chargers, a equipe conseguiu afundar o rival (4ª derrota seguida) e se isolar na liderança do grupo AFC West.
Para o Chargers fica escancarado 2 problemas: a OL que não consegue proteger bem o QB e o próprio QB Rivers que não tem conseguido reagir a momentos de pressão, seja pela defesa adversária ou então por situação do jogo (placar principalmente).
O grupo continua sendo o mais equilibrado de todos, pois Raiders está com uma campanha 5-4 enquanto todos os seus adversários estão com campanha 4-5.


Saints 26 X 23 Falcons.
Outro jogo de disputa direta e muito equilibrado, que só foi decidido na prorrogação.
Drew Brees voltou a ter bom desempenho e forçou muito os passes. M. Ryan também, porém com menos eficiência.
O que determinou a vitória foram os Special Team. O Saints errou pouco antes do fim do tempo normal, pois em um chute bom a “OL” cometeu um holding que anulou a pontuação. Mas no final deu tudo certo e o Saints conseguiu a vitória.
Assim o Saints (7-3) permanece como primeiro do grupo e consegue uma folga na classificação, já que o Falcons é segundo com campanha 5-4.


Titans 30 X 3 Panthers
O Titans mostrou a sua intensão logo no primeiro lance do jogo ao marcar o TD de retorno de kick off.
Cam Newton não teve bom desempenho e parece que ele realmente é mais da metade do time.
O Titans (5-4) precisa ainda torcer por alguns tropeços do Texans (7-3) e também dos adversários de conferência.
Panthers (2-7) continua utilizando essa temporada como treino para tentar se achar em campo e dar melhores condições de Cam Newton levar a equipe a uma campanha vitoriosa.


Steelers 24 X 17 Bengals
A partida foi decidida pela diferença entre os QB.
O QB do Bengals, Andy Dalton, quando era pressionado, saia do pocket e jogava a bola para fora. Assim não era sackado (não perdendo jardas) e não dava a chance da forte defesa do Steelers de interceptar o passe. Mas com isso desperdiçou vários downs importantes.
Enquanto isso, Big Ben, como sempre, enfrentou a pressão e fez lances importantíssimos para que o Steelers conseguisse avançar em campo. Claro que essa característica de tentar o lance até o fim acabou ocasionando alguns sacks. Porém quando o QB tem capacidade suficiente para segurar a bronca e se tem uma defesa que consegue resolver a situação quando algo dá errado (interceptação de passe forçado) é o melhor caminho a ser tomado.
Com a vitória o Steelers (7-3) passa a ser o primeiro do grupo, já que derrotou um adversário direto (6-3) e o Ravens (6-3) também perdeu.


Rams 13 X 12 Browns
Jogo com alguns lances interessantes, mas fraco e que não influência em nada o atual campeonato.
Só servirá para determinar ano que vem as escolhas do Draft.
Browns (3-6) e Rams (2-7) São os últimos de seus respectivos grupos.


Bills 7 X 44 Cowboys
Para mim uma das “zebras” da rodada.
Não que todos estavam apostando em uma vitória do Bills, longe disso. Mas a questão desse jogo foi o placar.
A maioria das pessoas (que não são torcedores fanáticos das equipes em questão) estavam esperando um jogo equilibrado onde qualquer um poderia ganhar, mas não foi o que aconteceu.
Tony Romo resolver jogar direito o jogo inteiro e teve ótimo desempenho, com 88% de aproveitamento nos passes e nenhuma interceptação, além de 3 passes para TD. O que gerou um rate (avaliação do QB) de 148, sendo que a pontuação máxima é de 153.
O Dallas (5-4) segue no encalço do Giants (6-3) e parece que essa será realmente a grande briga desse grupo.
O Bills (5-4) está se complicando bastante e precisa ganhar muitos jogos e torcer por muitos resultados para se classificar. A sorte é que alguns desses resultados estão acontecendo.


Jaguars 17 X 3 Colts
Outro jogo que não influência em muita coisa para essa temporada.
A única pergunta que fica no ar é se o Colts estão se esforçando para ficar em último no campeonato para ter a primeira escolha do Draft e escolher o sucessor de Payton Manning.
O Jaguars (3-6) e Colts (0-9) são os últimos do grupo AFC South.


Broncos 17 X 10 Chiefs
Que números são esses?
Tim Tebow, QB(?) do Broncos, tentou apenas 8 passes e conseguiu completar apenas 2. Tudo bem que um deles foi para TD e ele fez o outro TD do time correndo com a bola, mas esses são números bem ridículos para uma 1ª escolha de Draft.
Isso, teoricamente, é bom para os RB que tiveram 46 oportunidades para correr.
Será que Tebow não quer continuar em Denver e está forçando a sua saída com desempenhos fracos ou ele simplesmente não é tudo o que esperavam?
Com o resultado o grupo da AFC West volta a ser o mais embolado de todos Já que ambas as equipes tem campanha 4-5, igual a do Chargers e estão na cola do Raiders (5-4).


Redskins 9 X 20 Dolphins
3º jogo que não influência muita coisa no campeonato, porém o melhorzinho dos 3.
Dolphins (2-7) conseguiu sua segunda vitória e se distancia um pouco do Colts como pior da temporada. O Redskins (3-6) se esforça para ficar em último do seu grupo.


Cardinals 21 X 17 Eagles
Apesar da campanha do Cardinals (3-6), parece que falta pouco para o time se acertar e almejar o playoffs nas próximas temporadas. Pois em 3 jogos contra equipes consideradas fortes conseguiu ganhar 1 (essa) e perdeu por muito pouco contra Ravens (30x27) e Giants (31x27). Claro que ainda falta muito ainda para se pensar em Super Bowl.
Enquanto isso o Eagles (3-6) se complica mais ainda e fica difícil a classificação até pelo Wild Card. Já que precisa ganhar praticamente todos os jogos, torcer por derrotas do Dallas (mesmo grupo), Falcons, Lions e Bears (mesma conferência).


Texans 37 X 9 Buccaneers
Um dos melhores da partida foi o RB Foster, que teve uma média de quase 5 jardas por corrida e marcou 1 TD.
Do lado do Buccaneers fica o fato do QB Freeman ter sido interceptado 3 vezes.
O Texans (7-3) continua em primeiro do grupo, mas não consegue aumentar a diferença para o seu principal concorrente, o Titans (5-4).
O Bucc (4-5) fica estacionado em 3º lugar e precisa e muito melhorar para conseguir passar pelo menos o Falcons e ter uma boa campanha para se classificar no Wild Card, pois acho difícil ser primeiro do grupo.


Ravens 17 X 22 Seahawks
A zebra da rodada.
Uma equipe (6-3) que briga por classificação em um grupo que tem Steelers (7-3) e Bengals (6-3) jogando muito bem, não pode perder para o Seahawks, que faz parte do pior grupo (no quesito desempenho) da temporada.
Ainda mais tomando 2 fumble na própria redzone em tentativa forçada de retorno e perder a posse de bola nas 2 vezes.
O Seahawks (3-6) faz campanha negativa, mas tem melhorado nos últimos jogos. Pode focar em melhorar a equipe para a temporada que vem. Já que é muitíssimo improvável que consiga, mesmo no Wild Card, se classificar para os playoffs.


Giants 20 X 27 49ers
Um dos melhores jogos da rodada.
Cada uma das equipes entrou com foco diferente em campo.
O Giants precisava ganhar para manter liderança confortável no NFC East. Enquanto isso o 49ers queria provar que é sim uma das candidatas ao título e que está em primeiro do grupo pela qualidade, não por ter enfrentado muitas equipes fracas e por estar no pior grupo do campeonato.
O 49ers conseguiu ser mais consistente e segurar o placar no finalzinho do jogo.
Para o Giants (6-3) não foi tão ruim, já que ainda continua isolado na liderança.
Para o 49ers a primeira fase, em termos de classificação, já está resolvida na minha opinião.


Patriots 37 X 16 Jets
O Jets tentou fazer o mesmo que o Steelers e tentou pressionar e muito o QB Tom Brady, para impedir que ele conseguisse fazer bons passes. Chegou a dar certo no começo do jogo, que obrigou o QB do Patriots a se movimentar muito dentro do Pocket (que não é o seu forte) e até forçou um Safety. Mesmo assim Brady conseguiu impor seu jogo e levar o time a vitória.
A defesa do Patriots também fez a sua parte, principalmente o LB Ninkovich, que interceptou 2 passes, onde o segundo resultou no último TD do jogo.
O Patriots (6-3) conseguiu respirar um pouco, já que ganhou de um concorrente direto (5-4) que estava empatado na classificação e o Bills (5-4) também perdeu.
As 3 equipes estão em disputa acirrada pela vaga nos playoffs, mas precisam melhorar muito algumas coisas para conseguir a vaga e ter chance de ir ao Super Bowl, pois as 3 têm errado muito.


Vikings 7 X 45 Packers
E o Packers atropelou mais um adversário.
Desta vez a equipe teve uma atuação muito mais segura e sem muitas faltas.
O QB Aaron Rogers continua tendo um desempenho absurdo, passou para 4 TD e novamente teve rate muito próximo do perfeito. O jogo estava tão fácil que no final foi colocado o QB reserva Flynn, que ainda aproveitou a oportunidade e marcou o último TD do jogo.
O Packers (9-0) continua invicto e na liderança do grupo e já é quase certo que Aaron Rogers será o MVP da temporada regular.
O Vikings (2-7) é o último do grupo e já pensa na próxima temporada.

Lembrando que amanhã já começará a 11ª rodada com Jets e Broncos, às 23h. Amanhã postarei a lista completa de transmissão.

Go NFL!

2 comentários:

  1. Na verdade O Titans depende só dele para se classificar em segundo. Os outros adversarios do grupo dele estão pífios.

    ResponderExcluir
  2. Mas só os 2 melhores segundos colocados de cada Conferência que se classificam para o Wild Card. Por isso que falei que o Titans precisa torcer para alguns tropeços dos adversários, já que dificilmente o Titans ganhará todos os jogos.

    Lembrando que aqui estou trabalhando com uma visão mais realista e menos matemática. rsrs

    ResponderExcluir