terça-feira, 22 de novembro de 2011

NFL - 11ª rodada – Análise

Mais uma ótima rodada de jogos da NFL com direito a alguns placares bem altos, números incompreensíveis e sustos, além de algumas brigas.

Jets 13 X 17 Broncos
Novamente Tim Tebow prova que como QB ele é um ótimo RB. Afinal tem feito mais TD correndo com a bola do que fazendo passes, além de ter uma ótima média de jardas ganhas por corrida (8,5 j nesse jogo). A defesa mostra que é o ponto forte, já que sede poucos pontos e ainda faz os seus.
Jets (5-5) poderia ter se complicado mais, caso o Bills (5-5) tivesse ganho. Agora é torcer para o Patriots perder alguns jogos ou então começar a ganhar todos os jogos para conseguir o Wild Card.
O Broncos (5-5) dá mais um passo importante na luta pela liderança do grupo mais disputado, já que todos os times possuem campanhas semelhantes. A diferença de vitórias do 1º para o 4º colocado é de apenas duas.


Bengals 24 X 31 Ravens
Mesmo sem o seu principal jogador, o LB Rey Lewis, o Ravens teve bom desempenho da defesa e conseguiu a vitória após conseguir segurar o ataque do Bengals nos minutos finais da partida.
O Ravens (7-3) consegue outra vitória importantíssima, já que venceu novamente um concorrente direto do grupo e está na liderança.
O Bengals (6-4) precisa torcer por alguns tropeços do próprio Ravens e do Steelers (7-3), já que foi derrotado por ambas as equipes e isso é um dos principais critérios de desempate.

Jaguars 10 X 14 Browns
Jogo de pouca emoção e que não tem grande influência no campeonato, já que ambas as equipes possuem chances matemáticas de classificação, mas que muito dificilmente consigam algo.

Panthers 35 X 49 Lions
O Panthers assustaram e muito os torcedores do Lions, já que no 2º quarto o placar chegou a ficar 24 X 7.
Até os 3 min. para o final do jogo o placar marcava 35X35 e tudo indicava um placar final bem apertado, mas o Lions conseguiu fazer o TD, depois a defesa conseguiu interceptar um passe longo e então o ataque voltou a campo para colocar números finais ao placar.
Apesar do bom desempenho do QB Cam Newton, que passou para 1 TD e fez outros 2 correndo, fica o fato de ele ter sido interceptado 4x.
O Lions (7-3) continua em 2º lugar do grupo, mas não pode nem pensar em tropeçar, já que o Bears possui campanha igual e qualquer deslize pode ser fatal.
Panthers (2-8) Continua em último e continuará utilizando o resto do campeonato como teste e preparação para a próxima temporada.


Buccaneers 26 X 35 Packers
E Aaron Rogens, um dos homens mais populares dos EUA (http://www.snapfutebolamericano.com/aaron-rodgers-e-mais-popular-que-o-papai-noel-nos-estados-unidos/) fez sua 2ª pior partida do ano. Com apenas 23 passes completos de 34 tentados, 299 jardas, 3 TDs e uma INT, seu rate foi de 112,3 o que fez a média da temporada regular cair para “pífios” 128,8. E pensar que tem QB que é considerado bom e não consegue nem um rate de 100.
O Packers (10-0) continua invicto, mas precisa continuar esperto até o final da temporada, pois Lions e Bears (ambos 7-3) estão fazendo ótima temporada.
O Bucc (4-6) se complicou e vai precisar de diversas combinações de resultado para pensar em playoffs.


Bills 8 X 35 Dolphins
E tudo volta ao normal em Buffalo.
Após um inicio de temporada arrasador e com vitórias impensadas, como a sobre o Patriots, o Bills começa a perder fôlego e mostrar enorme fragilidade, inclusive perdendo para times que até a pouco era um dos piores do campeonato.
O ataque do Bills não conseguiu um TD se quer, ainda teve 2 passes interceptados, sofreu 5 fumbles e para completar teve um punt bloqueado e recuperado/retornado para TD.
Para o Bilss ( 5-5) a situação ainda não é tão ruim, já que o Jets (5-5) também perdeu. A questão é se os integrantes da equipe terão força suficiente para reagir e conseguir se classificar no Wild Card.
O Dolphins (3-7) é o último do grupo e as chances (em minha opinião) são meramente matemáticas.

Raiders 27 X 21 Vikings
O Vikings começou ganhando, porém com a saída do RB Peterson (lesionado) o time perdeu sua principal arma ofensiva. O Raiders aproveitou a chance e impôs o seu jogo.
No último quarto, com o placar marcando 27x7 para o Riders, o QB Ponder (que já havia sido interceptado 3x) conseguiu encaixar o seu jogo e diminuiu a diferença, mas não conseguiu concluir a última campanha e a vitória ficou com Raiders.
Para o líder Raiders (6-4) essa foi uma ótima rodada, já que Chargers e Chiefs (ambos 4-6) perderam. só não foi perfeita porque o Broncos (5-5) ganhou e continua na sua cola.
O Vikings (2-8) não tem chances de classificação.

Cowboys 27 X 24 Redskins
Jogo muito bom e disputado que foi para a prorrogação.
Os dois ataques foram bem e os QBs tiveram números parecidos, mudando apenas o fato que Romo do Cowboys teve um TD a mais e não foi interceptado.
Para os Cowboys (6-4) a rodada foi perfeita, pois praticamente tirou o Redskins (3-7) da disputa e pulou para a ponta, já que o Giants (6-4) perdeu para o Eagles (4-6).
Eu havia falado um tempo atrás que eu acreditava mais na classificação do Eagles do que do próprio Cowboys. No momento tudo aponta que eu estou errado, mas vamos esperar as 2 próximas rodadas.

Cardinals 7 X 23 49ers
E o 49ers atropelou mais um concorrente direto (?) e permanece mais do que tranqüilo na liderança do grupo.
Apesar da 2ª melhor campanha da temporada (9-1), estando apenas atrás do Packers (10-0), o 49ers não está sendo apontada como uma das favoritas nos playoffs (já que sua classificação é praticamente certa). Isso se deve ao fato de a equipe ter pego muitos adversários fracos durante a temporada.
Mas é bom as outras equipes abrirem os olhos e tomar muito cuidado. Afinal na temporada passada o Seahawks conseguiu se classificar com uma campanha negativa e conseguiu ganhar o primeiro jogo dos playoffs do Saints, que era o atual campeão na época.

Seahawks 24 X 7 Rams
E o Sahawks (4-6) está querendo aprontar novamente no campeonato.
Apesar da péssima campanha no começo da temporada, a equipe vem melhorando e conseguindo bons resultados.
Claro que sua classificação é muito difícil, afinal precisa ganhar todos os jogos e torcer contra diversas equipes da conferência. Mas depois do ano passado eu não duvido mais dessa equipe.
Rams (2-8) continua em ultimo do pior grupo e já deve estar com a cabeça no draft 2012.


Titans 17 X 23 Falcons
O Falcons (6-4) continua firme em sua busca pelos playoffs. Está em segundo do grupo e precisa continuar ganhando os seus jogos, pois existem grandes possibilidades de se classificar mesmo pelo Wild Card.
O Titans (5-5) perdeu a chance de se aproximar do Texans (7-3) e se complicou um pouco no campeonato, pois a disputa até pelo Wild Card na Conferência Americana está acirrada.

Chargers 20 X 31 Bears
Jogo eletrizante e com vários lances no mínimo curiosos.
O QB Jay Cutler teve ótimo desempenho e foi determinante para a vitória do Bears, com 2 passes para TD e literalmente voando para outro.
2 lances do Bears que merecem destaque foi o fake punt com tentativa de passe que foi horroroso. Isso só não atrapalhou o time, pois o Bears já tinha boa vantagem e o jogo já estava no último quarto.
Outro lance interessante foi protagonizado pelo CB Dillman, que com um soquinho maroto conseguiu forçar um fumble em que o Bears conseguiu retomar a posse de bola e em seguida marcar o TD em um momento chave do jogo.
Do lado do Chargers, o QB Rivers foi interceptado pela milionésima vez no final do jogo.
Apesar da campanha (7-3) e dos últimos resultados positivos, nem tudo são flores para o Bears. Para começar a equipe está em 3º, afinal Packers (10-0) e Lions (7-3) estão no mesmo grupo e também estão fazendo uma campanha impressionante.  Além disso, o QB Jay Cutler fraturou o dedão da mão direita e pode ficar fora o resto da temporada.
Do lado do Chargers (4-6) a coisa está horrível. Essa é a 5ª derrota seguida, Rivers não consegue lidar com momentos de pressão e sempre entrega o ouro no final. A coisa só não está pior pois todos os outros times do grupo possuem campanha parecida e a chance de classificação ainda é grande, mas as coisas precisam mudar urgentemente para isso.

Eagles 17 X 10 Giants
Sem o seu QB titular, Michael Vick, o Eagles utilizou outra arma para ganhar do Giants: A provocação.
2 lances deixaram isso muito claro. O primeiro foi no inicio do jogo, onde dois defensores trombaram propositalmente no QB E. Manning e acabaram causando confusão generalizada. Como integrantes dos 2 times entraram na briga os juízes resolveram anular as faltas. Decisão errada na minha opinião, já que quem começou tudo foram os atletas do Eagles.
Em outro lance, após fazer ótima recepção, o WR Jackson jogou a bola intencionalmente em um membro da comissão técnica do Giants, o que deixou o restante da equipe mais irritada ainda.
Voltando ao jogo, ambas as equipes erraram bastante. Young mostrou um desempenho parecido ao de Vick, ao ser interceptado 3 vezes. Do lado do Giants, E. Manning segurou demais a bola no final do jogo, sofreu o fumble que foi recuperado pelo Eagles, que só esperou o tempo acabar para vencer o jogo.
Para o Eagles (4-6) com certeza essa foi uma das vitórias mais importantes, já que deixa a equipe ainda em condições de classificação. Mas para isso vai ter que ganhar muito jogo e torcer contra muito concorrente direto.
O Giants (6-4) perdeu a liderança para o Cowboys e vai ter também que ralar muito para chegar aos playoffs.

Chiefs 3 X 34 Patriots
Apesar do placar elástico, o primeiro tempo não foi tão fácil assim para o Patriots, principalmente para o QB Tom Brady.
Ele foi muito pressionado no inicio do jogo, tanto que sofreu um fumble recuperado pelo Chiefs e também foi sackado duas vezes.
Porém a OL começou a protegê-lo melhor e ai o jogo ficou mais fácil.
Algo que chama a atenção é a atuação de Tom Brady. Apesar de não ter sido interceptado nesse jogo, ele tentou bem menos passe do que o normal (27) e completou poucos (15) em relação à média de acertos a qual estamos acostumados. Também tem se mostrado muito irritado e tem tentado corridas, algo que com certeza não é característico dele. A pergunta é a culpa desse desempenho estranho é dele que não está bem ou do time como um todo, principalmente da OL que não tem protegido direito e com isso ele é obrigado a jogar o tempo todo sobre pressão?
Apesar disso tudo, o Patriots (7-3) é o primeiro do grupo e a rodada foi ótima, pois seus 2 principais concorrentes, Jets e Bills (ambos 5-5), perderam.
Esse era um jogo difícil, mas importante para o Chiefs (4-6). Apesar da derrota e de estar em último do grupo, a classificação para os playoffs ainda é possível, ainda mais considerando a inconstância das outras equipes do grupo.

Estavam de folga nessa rodada: Steelers, Texans, Colts e Saints.

Para aqueles que ainda não estão acompanhando o campeonato aconselho a começar a fazer isso logo, pois ele vai começar a pegar mais fogo ainda agora na reta final da temporada regular.

Go NFL!

PS: Não se esqueçam de participar da vakinha do Cougars.

Um comentário:

  1. Ótima análise... Realmente o Bills frustra seus torcedores fanáticos... mas fazer o que - Nitas

    ResponderExcluir