terça-feira, 1 de novembro de 2011

NFL: 8ª rodada – resultados e analises


E vamos a mais uma analise dos jogos e situação de cada equipe na temporada.


Cardinals 27 X 30 Ravens: O Ravens é conhecido por sua ótima defesa, porém quem se mostrou muito inspirado nesse quesito foi o Cardinals, que não deu chance alguma para o ataque dos corvos no primeiro tempo, conseguindo 1 interceptação e recuperou um fumble a poucas jardas da EZ através de uma tentativa de sack. Terminou o primeiro tempo ganhando de 24X6. Porém o Ravens acordou para a vida e conseguiu empatar o jogo graças à ótima atuação do WR Boldin. Nos últimos segundo conquistou a vitória com um Field Goal.
Para o Ravens (5-2) a situação do grupo complicou um pouco, já que está em terceiro e precisa ganhar de qualquer forma do seu principal concorrente, o Steelers, no próximo final de semana.
O Cardinals continua tendo uma campanha ruim (1-6), mas vem mostrando evolução. Suas chances de classificação são meramente matemáticas.


Vikings 24 X 21 Panthers : Um grande jogo entre duas equipes que já não tem grandes pretensões em relação a playoffs (ambas tem campanha 2-5).
Cam Newton continua se mostrando o QB versátil e competente, lançou para 3 TDS e quase fez um correndo. Porém o detalhe importante foi o desastroso chute para FG no final do jogo. Um chute relativamente curto e que deveria ser convertido para levar o jogo para a prorrogação, mas que o kicker errou feio. Merecia uma bronca de toda a equipe ofensiva, que fez o possível para deixá-lo em boa posição para o chute que ele desperdiçou.
Do lado do Vikinsg o QB Ponder vem se mostrando a solução de curto prazo para a posição, porém boa parte do desempenho ofensivo da equipe deve ser creditada na conta do RB Peterson, que vem salvando a pele da equipe, conquistou 1 TD e fez 21 corridas, ou seja, praticamente metade das jogadas ofensivas.


Jaguars 14 X 24 Texans : Novamente o Texans (5-3)  ganhou de um concorrente direto de seu grupo e continua na liderança. Apesar disso o desempenho da equipe não empolga muito e não dá para saber se chegará longe nos playoffs, caso se classifique.
Do lado do Jaguars (2-6), péssima partida do QB Gabbert, que só completou 10 dos 30 passes tentados (ou seja, 1/3) e ainda foi interceptado 2 vezes, sendo que uma delas virou um TD. A defesa ainda tentou fazer sua parte, forçando e recuperando 2 fumbles, inclusive um deles quase virou TD.
O momento da partida provavelmente foi em um dos fumbles forçados pelo Jaguars, quando a defesa recuperou a bola e foi trocando passes para tentar converter o TD. Será que isso é uma mostra que a defesa não tem confiança nenhuma no ataque e que acham que eles precisam resolver sozinhos o jogo?


Dolphins 17 X 20 Giants: Sexta-feira eu disse que dificilmente o Giants iria perder esse jogo, porém eu não disse que seria um jogo fácil. rs
O Dolphins (0-7)  chegou a estar ganhando o jogo por 14x3 no segundo quarto, porém não conseguiu segurar o placar. Está fazendo o possível para disputar o posto de pior equipe da temporada com o Colts.
O Giants (5-2) teve cabeça fria e conseguiu a virada somente no 4º período de jogo. Depois a defesa fez sua parte, sackou o QB nos momentos finais e também interceptou um passe no two-minutes, selando a vitória.
O Giants é primeiro do seu grupo, mas precisa abrir o olho, já que as outras equipes também estão bem 


Saints 21 X 31 Rams: Com certeza a maior zebra da rodada.
O Rams (1-6) incrivelmente conseguiu a vitória contra a equipe que aplicou à maior sacolada da temporada na rodada passada.
A vitória foi alcançada com grande atuação da defesa que fez 6 sacks, 1 bloqueio de punt e 2 interceptações, uma delas resultando no ultimo TD da partida.
Do lado do Saints (5-3) ficou um gostinho amargo para o ataque. Drew Brees não repetiu sua atuação da semana passada, lançou para apenas um TD e teve um aproveitamento de 68% (semana passada foi de 88%). A defesa ainda tentou fazer sua parte e forçou 2 fumbles, recuperando um, mas isso não foi o suficiente.
Com a derrota o Saints não conseguiu disparar na frente do Buccaneers (4-3).


Colts 10 X 27 Titans: O Colts (0-8) voltou a ser o mesmo time que era antes da chegada de Payton Manning há muito tempo atrás. Painter é muito fraco tecnicamente e não tem capacidade para levar o Colts a lugar algum. O time inteiro se perdeu sem o seu astro em campo e não consegue produzir nada. O único consolo para os torcedores, é que se continuar desse jeito, terá a primeira escolha do próximo draft.
O Titans (4-3) ganhou bem, mas não pareceu ter se esforçado tanto assim, já que não era necessário. A defesa fez sua parte. No ataque o Titans acertou ao contratar o QB Hasselbeck, que é veterano (36 anos) e vem ajudando bastante a equipe. O Titans continua na cola do Texans, provavelmente os 2 únicos que continuam na disputa desse grupo (AFC South) que tem também Jaguars e o próprio Colts.


Redskins 0 X 23 Bills: Bills vence e inacreditavelmente se torna o primeiro do seu grupo (AFC East).
O Redskin (3-4) não produziu nada, nem no ataque e nem na defesa. A ataque produziu pouco mais de 230 jardas. Destaque negativo para as corridas que teve uma média de avanço de 2,18 jardas em 11 tentativas. Essa derrota deixou o grupo (NFC East) ainda mais embolado.
O Bills jogou com vontade e mostrou que pretende sim tirar a vaga dos playoffs do Patriots.
Os RB conseguiram ótimos avanços e o QB Fitzpatrick também teve ótimo aproveitamento nos passes (77,8%), e conseguiu 2 TDs.
A defesa por sua vez conseguiu 2 interceptações e 9 sacks(!) e garantiu o 0 do Redskins.


Lions 45 X 10 Broncos: O Lions (6-2) está fazendo a sua parte para se classificar no mínimo como melhor 2º colocado, já que a disputa no seu grupo (NFC North) é com o Packers (a melhor equipe dessa temporada e atual campeã).
O ataque fez sua parte com o QB Stafford (que era dúvida para o duelo) tendo bom aproveitamento e lançando para 3 TDs.
A defesa também pressionou muito, conseguiu 1 interceptação, forçar 3 fumbles e 7 sacks.
No Broncos (2-5) o QB Tebow já começa a ser observado melhor. Alguns já acham que ele não era tudo o que foi falado. Porém é bom analisar direito se a culpa é sua ou se ele não está sendo protegido da forma correta.
Destaque para o TD do Lions onde o WR estava solitário na End Zone quando recebeu o passe, pois toda a secundária do Broncos simplesmente esqueceu de marcá-lo.


Patriots 17 X 25 Steelers: Provavelmente o jogo da rodada, onde o Steelers (6-2) simplesmente deu uma aula de como se ler o time adversário.
O que você deve fazer contra a equipe que tem a pior defesa aérea do campeonato (média de mais de 330 jardas por jogo)? Forçar o passe, óbvio. E o que fazer contra uma equipe que depende do ataque aéreo? Se proteger contra o passe. Simples assim.
O Steelers fez 50 passes e Big Ben abusou do tempo que tinha no pocket para forçá-los. Alguns comentaram que isso chegou a ser um erro por parte dele. Eu não achei na maior parte do jogo. Como falei acima, o caminho para a vitória era através do passe, então era necessário abusar disso, mesmo que acabasse facilitando a realização de alguns sacks (5) por parte da defesa do Patriots. Porém nos últimos minutos isso gerou um excesso de confiança e quase colocou tudo a perder.
A defesa do Steelers deu um show. Marcando em cima os WR e TE do Patriots e pressionando e muito o QB Tom Brady, que era obrigado a mandar passes forçados e pouco precisos, assim conseguindo anular um dos ataques aéreos mais temidos.
Mesmo com essa teórica facilidade do Steelers sempre é bom lembrar que não se pode desperdiçar conversões de pontos contra o Patriots. Os Cowboys sabem muito bem como é isso.
Apesar do susto no finalzinho do jogo, Polamalu (sempre ele) conseguiu forçar um safety, depois que o DE Keisel conseguiu forçar o Fumble.
Do lado do Patriots (5-2) alguns pontos a se destacar. Como já disse, nunca de a oportunidade de Tom Brady virar o jogo, pois ele pode conseguir, porém dessa vez não deu. A OL merece destaque por não proteger o QB como deveria, pois foi culpa dela o fumble no final do jogo. Do lado da defesa a pior parte fica para os DLs e LBs, que não conseguem pressionar direito o QB adversário, com isso os passes saem precisos e a secundária não consegue impedi-los de chegarem aos WRs.
Pior ainda foram os especialistas. Erraram um FG, fizeram um dos dropkicks mais sem vergonha do mundo seguido de falta (offside) e um “onside punt “ terrível que saiu direto para a lateral.
O Patriots não deixa de ser um dos favoritos por causa desse jogo. Mas precisa arrumar muita coisa se deseja realmente chegar às finais, principalmente a defesa.
Quanto à classificação o Steelers continua na frente do grupo (AFC North) e o Patrots foi passado pelo Bills (inacreditável!!!).


Bengals 34 X 12 Seahawks: O Bengals (5-2) se recuperou bem das ultimas temporadas e hoje ocupa a 2ª colocação do seu grupo (AFC Noth), porém vai precisar manter o ritmo se pretende se classificar para os playoffs, já que tem como concorrentes direto o Steelers e Ravens.
Seahawks (2-5) possui péssima campanha, mas mesmo assim consegue ser o 2º do pior grupo do campeonato (NFL West). Mesmo estando em segundo, para mim, as chances de classificação são apenas matemáticas.


Browns 10 X 20 49ers: O Browns (3-4) provavelmente não conseguirá classificar para os playoffs, mesmo tendo chances matemáticas, pois as outras 3 equipes do grupo possuem times melhores e mais constantes (AFC North).
O 49ers (6-1) só não se classifica se desistir do campeonato, pois está no pior grupo de todos e com uma campanha 8-8 já conseguiria se classificar tranquilamente, ou seja, ganhar mais 2 jogos. Bem que do jeito que a coisa anda é capaz de se classificar mesmo que perca todos os próximos jogos, já que as outras equipes do grupo estão horríveis.


Cowboys 7 X 34 Eagles: Se tivesse sido de zero eu começaria esse com a pergunta “Os Cowboys foram ao jogo?”
No primeiro tempo só o Eagles jogou, fechando o placar em 0X24. O QB Michael Vick fez o que quis: passes, corridas, ele mesmo correu, deixou a blitz do Cowboys invadir o pocket para fazer um passe lateral e deixar o RB livre de marcação com a OL bloqueando a secundária, etc.
No segundo tempo a equipe puxou e freio de mão e até deixou o Dallas fazer um TD no finalzinho do jogo.
A parte mais impressionante foi no quesito posse de bola. Não lembro os números exatos, mas o Eagles teve posse de uns 46 de 60 min. jogados, ou seja, ficou com a bola mais de 3/4 do jogo.
O Eagles (3-4) ainda tem chance de classificação, já que passou para segundo do grupo. Porém é necessário ganhar todos os jogos pela frente e torcer por tropeços do Giants. Se quiser se classificar em 2º precisará fazer uma campanha melhor do que Lions (6-2), Bears (4-3), Buccaneears (4-3) e Falcons (4-3) para se classificar como melhor ou segundo melhor 2º colocado da Conferencia Nacional.
O Cowboys possui a mesma campanha do Eagles e está no mesmo grupo, mas do jeito que vem entregando jogando acho praticamente impossível se classificar.


Charges 20 X 23 Chiefs: O Chiefs começou o jogo bem, terminando o 1º tempo com 3x13. Porém deixou o Chargers jogar e com isso levou um susto, já que o jogo foi para a prorrogação.
Porém conseguiu converter um FG e deixar o grupo todo embolado.
As 3 equipes (Chargers, Raiders e Chiefs) possuem campanhas iguais (4-3) e pelo jeito vai demorar e muito para se ter algum tipo de definição quanto a classificação para os playoffs.

Estavam de folga nessa rodada: Jets, Raiders, Bears, Packers, Falcons e Buccaneears.

Se alguém tiver alguma sugestão quanto a essa postagem pode falar.
Provavelmente a partir da semana que vem estarei fazendo esse post em 2 partes, para não ficar muito grande e também por que ele toma muito tempo para ser produzido e não consigo fazê-lo por completo na terça.
Sei que alguns jogos acabam recebendo mais atenção do que outros, mas convenhamos que eles realmente merecem tal atenção.

Go NFL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário