quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NFL – 15ª rodada – Análise


Essa rodada foi marcada por zebras inacreditáveis e mais algumas equipes se classificando para os playoffs e outras dando adeus de vez.

Jaguars 14 X 41 Falcons
A defesa do Falcons jogou muito bem e não tomou nenhum ponto no primeiro tempo. Forçou 2 fumbles (um 3º foi forçado pelo time de KR) e uma intercepção, além de 5 sacks.
Se o Falcons (9-5) vencer 1 dos 2 jogos restantes estará classificado pelo Wild Card.
O Jaguars (4-10) já não tem mais chance de classificação.

Cowboys 31 X 15 Buccaneers
Romo fez ótimo jogo, passou para 3 TD e correu para outro, tudo isso no primeiro tempo.
A defesa conseguiu durante o jogo fazer 3 sacks e forçar e recuperar um Fumble.
No segundo tempo o rendimento da equipe caiu e o Buccaneers iniciou uma reação, porém no último quarto ninguém pontuou e o jogo terminou com vitória do Cowboys
Com a vitória, o Cowboys (8-6) ficou na vantagem pela disputa de vaga nos playoffs, já que o Giants (7-7) perdeu.
O Buccaneers (4-10) já não possui mais chance de classificação.

Bengals 20 X 13 Rams
Ana primeira metade do jogo as duas equipes só conseguiram conversão de FG. No segundo tempo o Bengals conseguiu fazer um TD a mais que decretou sua vitória. Os principais jogadores do ataque do Bengals foram o WR Green que recebeu a 40% dos passes e conquistou 64% das jardas aéreas da equipe. Além do RB Benson que fez boa parte das corridas e fez 1 TD.
O Bengals (8-6) ainda possui chance de classificação pelo Wild Card, sendo que precisa ganhar os 2 próximos jogos e torcer pelo tropeço do Jets.
O Rams (2-12) não possui chance de classificação.

Dolphins 30 X 23 Bills
Jogo equilibrado.
O QB Moore faz poucos passes e acertou apenas metade (10/20), porém conquistou bastante jardas (217) e lançou para 2 TD.
Mas o nome do ataque foi mesmo o RB Bush, que em 25 corridas conseguiu conquistar 203 jardas e 1 TD.
O que pesou foi a quantidade de fumbles sofridos e perdidos (3).
Do outro lado o QB Fitzpatrick fez mais passes completos e com uma média melhor e também 2 TDs, mas sofreu 3 interceptações e isso pesa demais.
O Dolphins (5-9) acordou tarde demais, enquanto o Bills (5-9) começou muito bem e depois perdeu tudo. Ambas as equipes não possuem chances de classificação.


Titans 13 X 27 Colts
Inacreditavelmente o Colts consegue a primeira vitória no campeonato e em cima de uma equipe que luta por vaga no Wild Card.
No primeiro tempo o jogo foi equilibrado e apenas com FGs, com o Titans ganhando de 6X3.
No segundo tempo o Colts voltou com tudo, convertendo TD de corrida, passe e interceptação.
Pelo Titans o QB Locker teve melhor desempenho que Hasselback, mas não conseguiu levar a equipe a viotória.
O Titans (7-7) se complicou com a derrota. Agora precisa vencer todos os jogos e torcer por alguns tropeços.
O Colts (1-13) vai manter o técnico, já que ficou bem claro que se ele ganhasse pelo menos um jogo seria mantido.

Redskins 23 X 10 Giants
A derrota do Giants pode ser creditada na conta das 2 equipes.
A defesa do Redskins conseguiu pressionar bem e fez 3 sacks, 3 interceptações e forçar um fumble.
Porém o passe queo  WR Nicks não conseguiu pegar foi horrível e convenhamos que é inaceitável para um profissional tal lambança.
Com a derrota o Giants (7-7) precisa ganhar 2 jogos (principalmente contra o Cowboys).
O Redskins (5-9) já está fora da disputa.

Seahawks 38 X 14 Bears
Como a falta de confiança destrói uma equipe.
Os dois exemplos claros disso nessa temporada são Colts e Bears.
O QB Hanie vem tendo péssimo desempenho, com apenas 43% dos passes completos, 1 TD e 3 interceptações. A defesa vem acompanhando esse desempenho ruim e vem fazendo poucos sacks e interceptações.
Com isso o Seahawk aproveitou para conquistar mais uma vitória com bom desempenho do QB Jackson e da secundária da defesa, que conseguiu 4 interceptações.
Destaque para o WR Knox que em um lance visualmente feio sofreu uma lesão seriíssima, mas já foi operado e está se recuperando bem.
Para falar a verdade eu não sei se o Seahawks (7-7) ainda possui chances de classificação (devido a critérios de desempate), mas seria interessante a equipe investir um pouco mais para na próxima temporada disputar com mais força o campeonato.
O Bears (7-7) está na mesma situação.

Saints 42 X 20 Vikings
Drew Brees jogou demais!
O QB do Saints teve aproveitamento de 80% dos passes (32/40), conquistou 412 jardas aéreas e fez 5 passes para TD, além de fazer o 11º jogo onde conquistou mais de 300 jardas aéreas e o recorde para uma única temporada. O único ponto negativo foi um fumble sofrido que deu a posse de bola para o adversário.
O jogo corrido também foi bem distribuído e eficiente. Destaque para o RB Ivory, que foi o responsável pela maioria das corridas.
A defesa também foi bem com 4 sacks e uma interceptação.
O time do Vikings teve um desempenho regular.
O Saints (11-3) precisa ganhar apenas mais uma para garantir a primeira posição do grupo.
O Viking (2-12) já está fora da briga.

Panthers 28 X 13 Texans
O Panther teve um desempenho regular do ataque e que conquistou bons números, a defesa também fez sua parte e com 2 sacks, 2 interceptações e forçando 2 fumbles.
O Texans por sua vez teve um desempenho ruim, onde o QB Yates além de não passar para TD ainda sofreu com interceptações e fumbles. A defesa também fez relativamente pouco.
O Texans (10-4) Já está classificado e provavelmente diminuiu o ritmo para não desgastar seus jogadores.
O Panthers (5-9) já está fora da briga.

Packers 14 X 19 Chiefs
E o apocalipse está chegando!!!
Aaron Rogers fez um jogo muito abaixo da sua média no ano. Teve aproveitamento de apenas 48% nos passes (17/35), passou para 1 TD e correu para outro. Lembrando que os WR tiveram boa parte da culpa disso, já que não fizeram recepções consideradas fáceis. Também sofreu um Fumble. Apesar disso tudo chegou ao seu 40º passe para TD em uma única temporada e quebrou o recorde da franquia.
 A defesa do Packers também não teve nenhum numero muito expressivo. O que se pode levar em conta é que levou apenas um TD.
O Chiefs teve a estréia do recém contratado QB K. Orton, que não passou para nenhum TD, mas teve bom aproveitamento dos passes (74%).  A defesa por sua vez conseguiu 4 sacks (destaque para o DL Hali) e forçou 2 fumbles, mas não recuperou nenhum.
O Packers (13-1) segue firme para os playoffs, provavelmente como líder da conferência.
O Chiefs (6-8) está a apenas a 2 vitórias do Broncos (8-6 e líder do grupo), mas não sei se tem chances de classificação devido os critérios de desempate.

Lions 28 X 27 Raiders
Provavelmente um dos jogos mais emocionantes da rodada.
O Raiders ficou boa parte do jogo a frente no placar. Conseguindo boa vantagem no 4º quarto através de 1 FG e 1 TD.
Mas o Lions com muita garra foram atrás da vitoria. O QB Stafford conseguiu se recuperar de um fumble sofrido que virotu TD do Raiders, lançou para 2 TD no final do jogo (4 no total) e decretou a vitória que praticamente confirma o Lions nos Playoffs.
O Lions (9-5) agora precisa apenas de 1 vitória para garantir a classificação nos playoffs pelo Wild Card.
O Raiders (7-7) perdeu a chance de se igualar ao Broncos (8-6) e agora depende de ganhar os 2 próximos jogos e depende de combinações de resultados.

Jets 19 X 45 Eagles
Um pouco tarde não?
O Eagles fez um jogo próximo do que era esperado deles no  inicio do ano.
A defesa interceptou 2 passes e forçou e recuperou 2 fumbles (um deles retornado para TD), além de 4 sacks (3 do DE Babin).
No ataque o QB Vick passou para um TD e correu para outro, e teve um desempenho razoável e  oRB McCoy correu para outros 3 TD. Porém o ataque ficou marcado também pelos 5 fumbles sofridos , onde perdeu a posse da bola em 3.
O Jets, apesar do placar, teve um desempenho razoável, porém vai precisar mais do que isso nos 2 próximos jogos.
O Jets (8-6) está na luta pela ultima vaga no Wild Card e precisa vencer os 2 próximos jogos.
O Eagles (6-8) está apenas a 2 vitórias do líder do grupo, porém não sei dizer se possui chances de classificação devido os critérios de desempate.

Browns 17 X 20 Cardinals
Bom jogo decidido apenas na prorrogação.
O Browns dominou o inicio do jogo, mas o Cardinals precionou no ultimo quarto, fez 1 TD e 1 FG, levou o jogo para prorrogação e ganhou com 1 FG.
Browns (4-10) está fora da briga pela classificação.
Cardinals (7-7) pode igualar a campanha Lions e Falcons, mas não sei se possui chances devido aos critérios de desempate.

Patriots 41 X 23 Broncos
Provavelmente um dos jogos mais aguardados da rodada.
E logo no começo o QB Tim Tebow correu para TD, abrindo o placar do jogo.
E manteve certa vantagem até o inicio do 2º quarto.
Mas o QB Tom Brady mostrou a importância de ser um QB mais passador e cerebral. Teve um aproveitamento muito maior que seu adversário: 64% X 50% nos passes, 320j X 194j em jardas aéreas e 3 x 2 em TD, sendo que Brady passou para 2 e correu para 1 enquanto Tebow correu os 2.
O Patriots (11-3) é o mais forte canditado a campeão de conferência na temporada regular. Basta ganhar os 2 próximos jogos ou então ganhar 1 e que os seus adversários diretos percam pelo menos 1.
O Broncos (8-6) continua na liderança do grupo, mas precisa vencer os 2 próximos jogos para ter tranqüilidade, já que Raiders e Chargers estão na cola (7-7).

Ravens 14 X 34 Chargers
E na volta do LB Ray Lewis, o Ravens perdeu e a defesa levou mais pontos que a média atual.
A defesa do Ravens não conseguiu nenhum número expressivo, enquanto o ataque foi apenas regular, além de sofrer 2 interceptações.
Em contra partida a defesa do Chargers conseguiu fazer 7 sacks e 2 interceptações, além de conseguir manter o Ravens longe de sua end zone na maior parte do jogo.
 QB Rivers teve um bom desempenho, mas o mais notável é que não foi interceptado (algo muito comum nessa temporada).
O Ravens (10-4) já está classificado e precisa ganhar o mesmo tanto de jogos que o Steelers (10-4) nas 2 próximas rodadas para se classificar como líder de grupo.
O Chargers (7-7) precisa vencer  os próximos 2 jogos e torcer por tropeços do Broncos (8-6) e do Raiders (7-7).

Steelers 3 X 20 49ers
O jogo dos apagões: tanto das luzes (2) quanto do QB Big Bem.
Apesar do aproveitamento regular nos (56,8%) e das 330 jardas aéreas, não conseguiu repetir o grande desempenho da semana passada e não conseguiu converter nenhum TD, além de ser interceptado 3 vezes.
A defesa que normalmente é o porto seguro do time também não conseguiu números expressivos.
Do outro lado o QB do 49ers, Alex Smith, fez um jogo bom e seguro. A defesa também fez sua parte com 3 sacks e 3 interceptações, e segurou bem o ataque do Steelers.
O Steelers (10-4) Já está classificado, mas precisa ganhar um jogo a mais que o Ravens para ficar como lider do grupo.
O 49ers (11-3) Está classificado a muito tempo e agora luta pela liderança da conferencia.

Agora faltam apenas 2 rodadas para o final da temporada regular e sobraram apenas 5 vagas para os playoffs. Sendo 2 na Conferência Americano e 3 na Conferência Nacional.

Peço desculpa pela demora na postagem, já que ela deveria ter sido feita na 3ª feira.

Go NFL!

2 comentários:

  1. Fala sério esse Bills... Cavalo paraguaio

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente Bills e Colts foram as maiores decepções do campeonato.

    ResponderExcluir