quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

NFL – 16ª Rodada – Análise

A disputa fica cada vez mais acirrada e mais alguns times deram adeus as chances de classificação para os Playoffs.

Texans 16 X 19 Colts
Parecia que o Texans iria atropelar o Colts logo no inicio do jogo, após forçar um fumble, recuperá-lo e deixar o ataque em posição de marcar o TD em menos de 1 min.
Mas o Colts conseguiu voltar para o jogo, pontuar em todos os quartos e marcar o TD da vitória no fim do jogo com o WR Wayne. Ele inclusive estava muito irritado durante o jogo, pois não conseguiu pegar vários passes por diversos motivos (passe ruim, faltas sofridas, etc.)
O Texans (10-5) Já está classificados para os Playoffs como líder do grupo.
O Colts (2-13) conquistou sua segunda vitória da temporada, o que é bom para elevar a moral do grupo.

Browns 14 X 20 Ravens
O jogo foi dominado pelo Ravens até o final do 3º quarto, quando a equipe já estava ganhando o jogo por 20x0 e resolver diminuir o ritimo.
O Browns ainda tentou reagir e marcou 2 TD, mas não teve fôlego e força suficiente para virar o jogo.
O Browns (4-11) já está fora da disputa.
O Ravens (11-4) já está classificado para os playoffs, faltando só confirmar se avançará como líder de grupo. Para isso precisa vencer o próximo jogo ou então que o Steelers perca.


Broncos 14 X 40 Bills
Provavelmente o resultado mais inesperado da rodada.
O Broncos começou na frente, porém o Bills se recuperou rápido e terminou o primeiro tempo vencendo: 17x7.
No 3º quarto o Broncos conseguiu fazer mais um TD, porém o Bills conseguiu ampliar o placar com 2 FG ainda no 3º quarto e um no inicio do 4º quarto
A diferença no placar (26x14) forçou o QB Tebow a forçar o passe, o que não é seu forte e o desastre era iminente. Foi interceptado 4 vezes no jogo todo, sendo que duas foram retornadas para TD (os 2 últimos do jogo).
A situação do Broncos (8-7) ficou delicada e agora precisará de uma vitória para garantir a vaga nos playoffs.
O Bills (6-9) está fora. A equipe é boa, só precisa manter o ritmo vencedor do inicio ao fim do campeonato.

Buccaneers 16 X 48 Panthers
Vitória muito fácil do time de Carolina.
O QB Cam Newton com certeza foi um dos principais nomes do jogo. Fez poucos passes, mas a maioria preciso (12/17, 70% de aproveitamento), não foi interceptado, passou para 3 TD e correu para outro. O RB D Williams foi um dos principais pontuadores com 2 TD.
A defesa também foi bem ao interceptar 1 passe, fazer 3 Sacks e recuperar 3 fumbles.
Tanto o Buccaneers (4-11) quanto o Panthers (6-9) estão fora da disputa, porém o time do Panthers precisará de menos esforços para obter um resultado melhor na próxima temporada (caso mantenha a sua base).

Cardinals 16 X 23 Bengals
Ótimo jogo e com o TD mais bonito da rodada.
O Bengals atropelou o Cardinals no primeiro tempo, marcando 20X0.
O lance mais bonito ficou por conta do TD marcado pelo WR J. Simpson, que deu um mortal sobre o seu marcador na linha da EZ. Vale ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=bFvHnI3RCC0
A defesa também fez a sua parte com interceptações e sacks (3 Int. e 5 sacks no jogo todo) .
No último quarto o Cardinals ainda tentou reagir e conseguiu fazer 2 TDs e um FG, mas não foi o suficiente para virar o jogo.
O Bengals (9-6) precisa vencer o próximo jogo para se classificar para os playoffs, ou então torcer contra Jets, Titans, Raiders e Broncos.
O Cardinals (7-8) já está fora da disputa.

Raiders 16 X 13 Chiefs
Jogo marcado por algumas tentativas de conclusão de pontos mal sucedidas.
O Chiefs teve 2 Filed Goal bloqueados, um deles inclusive nos segundos finais do tempo regular, e um passe para TD interceptado. Enquanto o Raiders teve um TD de fake FG anulado devido a um Delay of Game.
Os 2 QBs tiveram desempenho relativamente parecidos e o jogo acabou sendo decidido mesmo na prorrogação através de um FG.
O Raiders (8-7) precisa vencer de qualquer jeito e torcer por algumas combinações de resultado, podendo classificar tanto como lider de grupo quanto pelo Wild Card.
O Chiefs (6-9) está fora da disputa.

Dolphins 24 X 27 Patriots
O Dolphins tentou aprontar novamente, mas desta vez ficou no quase. Terminou o primeiro tempo ganhando por 17x0. Além do ataque ir bem, a defesa pressionou muito o QB Tom Brady.
O Patriots voltou mais centrado no segundo tempo, pois sabia que era importante a vitória para dar mais um passo na busca de todos os mandos de jogos nos playoffs e descanço na primeira rodada. Tom Brady passou apenas para um TD, mas marcou 2 enfrentando as trincheiras em jogadas de 1 jarda para TD.
A defesa também foi bem, com 5 sacks, 1 interceptação e forçando 4 fumbles (conseguiu recuperar a posse de bola apenas 1 vez).
O Patriots (12-3) já está classificado como líder de grupo e vai descansar na primeira rodada. Agora precisar ganhar ou torcer para Ravens e Steelers perder para ter todos os mandos de jogo nos Playoffs.
O Dolphins (5-10) já está fora da disputa.

Giants 29 X 14 Jets
E no confronto nova-iorquino o Giants se deu muito melhor.
O Jets saiu na frente com um TD no 1º quarto, mas o restante do jogo foi dominado pelo Giants.
No segundo tempo o Giants virou o jogo após marcar um TD com recorde: TD de 99 jardas originado de um passe. A jogada foi iniciada na jarda 1, então o WR Cruz recebeu passe na jarda 10 e correu o restante do campo. O Giants fechou o placar no último quarto com 1 FG, 1 Safety e um TD.
Outro ponto que merece destaque é que ambos os QBs não fizeram bom jogo: Eli Manning do Giants completou apenas 9 dos 27 passes tentados (33%), sendo um para TD e outro interceptado. Mark Sanches passou demais, mas com resultado de menos: acertou 30 passes de 59 (!) tentados (50,8%), mas só conseguiu passar para um TD (marcou o outro correndo) e foi interceptado 2 vezes, além de sofrer um Fumble e perder a posse de bola e também um Safety ao fazer um passe ilegal (recebedor inelegivel) para não ser sackado.
O Giants (8-7) precisa ganhar do Cowboys (8-7), seu concorrente direto, para se classificar para os playoffs.
O Jets (8-7) além de precisar ganhar seu próximo jogo também terá que torcer por combinação de resultados dos jogos envolvendo Bengals, Titans, Raiders e Broncos.

Rams 0 X 27 Steelers
Com a lesão do QB Big Ben o Steelers foi obrigado a poupá-lo e colocar C. Batch em seu lugar. O reserva foi bem, completando 15 de 22 passes (68%), para 208 jardas, não passou para TD e foi interceptado 1 vez. Mesmo não sendo um desempenho ótimo já foi o suficiente para ajudar o Steelers a conquistar a vitória diante da fraca equipe do Rams.
Os responsáveis pelos pontos foram os especialistas (2 FG) e os RB Mendenhall, Redman e J. Clay (1 TD cada).
Com a vitória do Steelers e do Ravens (ambos 11-4) a decisão da liderança do grupo ficou para a última rodada (Ravens X Bengals e Steelers X Browns) e descidirá quem descança na primeira rodada. Ambos já estão classificados para os Playoffs.
O Rams (2-13) já deve estar jogando pensando no Draft do ano que vem.

Jaguars 17 X 23 Titans
Bom jogo e com pontos sendo marcados em todos os quartos.
O QB do Titans, Hasselbeck, teve bom desempenho, mas foi interceptado 2 vezes. Os RB Johnson e Harper e os WR Cook foram os outros destaques do ataque. A defesa jogou bem, mas não teve números expressivos.
Do lado do Jaguars o RB Jones-Drew foi o que mais trablalhou no ataque, com 24 corridas conquistando um total de 103 jardas e anotando um TD. A defesa foi um pouco melhor do que a do Titans, com 2 interceptações, 1 sack e um fumble forçado e recuperado.
O Jaguars (4-11) Já está fora da disputa.
O Titans (8-7) conseguiu manter as esperanças de classificação, porém precisará ganhar e torcer por uma quantidade enorme de combinações de resultados.

Vikings 33 X 26 Redskins
O Vikings ganhou mas não teve motivos para comemorar.
A equipe perdeu seus 2 principais jogadores com contusões sérias. A pior foi do RB A. Peterson que só tem previsão de volta no inicio da próxima temporada regular.
O QB Ponder teve uma lesão um pouco menos grave, mas também preocupante.
Apesar disso tudo, o QB reserva Webb foi relativamente bem, acertou 4 de apenas 5 passes tentados, porém passou para 2 TD e marcou outro correndo. A corrida foi muito acionada e o destaque foi o RB Gerhart que correu 11 vezes conseguindo um total de 109 jardas (média de 9,9 por tentativa).
No Redskins o destaque fica para o QB Grossman que fez bom jogo e o RB Royster, que fez 19 corridas e conquistou um total de 132 jardas (média de 6,94)
Tanto Vikings (3-12) quanto o Redskins (5-10) estão fora da disputa.

Chargers 10 X 38 Lions
Jogo decisivo para ambas as equipes.
Antes do inicio do jogo ouve um pequeno desentendimento entre as equipes causado pelo jogador do Lions. Isso vem criando uma certa antipatia.
Em relação ao jogo o QB Stafford foi muito bem, completando 29 de 36 passes tentados (80%), conquistando um total de 373 jardas aéreas e passando para 3 TD. Ele distribuiu muito bem o jogo para vários WR, destaque para Johnson que conquistou mais jardas (102 em 4 passes) e Pettigrew que recebeu o maior número de passes (9), sendo 1 TD para cada.
A defesa foi bem e cedeu poucos pontos.
Do lado do Chargers a coisa foi ruim. O QB Rivers completou 28 de 53 (!) passes tentados (52%), mas voltou a ser interceptado 2 vezes, uma delas inclusive foi retornada para o último TD do Lions. A defesa ainda pressionou bastante o QB do Lions com 3 sacks, mas isso não foi o suficiente para acabar com o dia inspirado dele.
Com a derrota o Chargers (7-8) deu adeus as possibilidades de classificação.
O Lions (10-5) por sua vez conseguiu se garantir nos playoffs, algo que não acontecia desde 99. A vaga veio através do Wild Card.

Eagles 20 X 7 Cowboys
O Eagles demorou demais para se recuperar no campeonato e o Cowboys talvez tenha uma dor de cabeça para a última e decisiva rodada.
Do lado do Eagles o QB Vick mostrou sua capacidade nos passes. Apesar de ter acertado apenas 56% dos passes a maioria foi longo e alguns em situação de muita pressão. Conquistou 293 jardas aéreas e passou para 2 TD. A defesa pressionou bem e conseguiu 3 sacks, além de tirar (sem querer) o QB adversário do jogo.
Logo no inicio do jogo a coisa ficou ruim para o Cowboys. O QB Romo levou uma capacetada (repito, sem querer) na mão e foi obrigado a deixar o jogo. O seu reserva, McGee, foi bem, com um aproveitamento de 63% (24/38) e 1 TD, porém teria que ter sido bem melhor para conquistar a vitória.
O Eagles (7-8) não tem chances de classificação, já que precisaria que o Cowboys e Giants (ambos 8-7) pertencem. O detalhe é que as duas equipes se enfrentaram e é impossivel tal resultado.
O Cowboys (8-7) precisa vencer o Giants (8-7) para se classificar para os playoffs. O problema é saber se o seu QB titular irá se recuperar a tempo para esse jogo.

49ers 19 X 17 Seahawks
Jogo muito equilibrado e que foi decidido no final.
O 49ers conseguiu com o K Akers um recorde: 41 FG na temporada regular. Mas também perdeu uma invencibilidade ao tomar o primeiro TD corrida na temporada(!), uma marca impressionante.
No ultimo quarto o 49ers estava com uma boa vantagem, porém o Seahawks bloqueou um punt e conseguiu iniciar sua campanha a poucas jardas da EZ. O jogo ficou acirrado. Mas faltando pouco mais de 1 minuto para o fim do jogo a defesa do 49ers conseguiu forçar um Fumble e recuperar a posse de bola, assim garantindo a vitória.
O 49ers (12-3) precisa vencer o próximo jogo para garantir folga na primeira rodada dos playoffs.
O Seahawks (7-8) está fora da disputa, mas tem um time promissor para a temporada que vem.

Bears 21 X 35 Packers
A maior preocupação do Packers neste jogo era referente a OL, pois perdeu muitos jogadores desse setor durante o campeonato e isso vinha prejudicando o desempenho da equipe.
Mas a OL fez muito bem o seu trabalho e deu todo o tempo e segurança para o QB Aaron Rogers trabalhar com tranqüilidade e ter um ótimo desempenho.
Ele passou para 5 TD, não sofreu nenhuma interceptação e foi sackado apenas 1 vez. Também utilizou muito de passes rápidos para marcar TDs. A defesa também foi bem e conseguiu segurar o resultado. Para mim um dos melhores lances foi a ótima leitura e interceptação do LB Clay Matthews.
O Bears foi bem, principalmente por não estar com o seu principal QB, mas o desempenho tanto do ataque quanto da defesa não foi o suficiente para segurar um dos melhores times da liga.
O Packers (14-1) já é o líder da conferência, garantindo a folga na primeira rodada dos playoffs e todos os mandos de jogo. Além disso ainda tirou qualquer possibilidade de classificação do Bears (7-8), um de seus principais rivais.

Falcons 16 X 45 Saints
E mais um recorde foi quebrado.
Eu sinceramente esperava um jogo mais acirrado entre as duas equipes que são rivais de grupo, mas não foi o que aconteceu.
Ficou evidente que todos os integrantes da equipe do Saints desejava que o seu QB Drew Brees quebrasse o recorde de jardas aéreas em temporada regular já nesse jogo. A OL se esforçou muito para protegê-lo e deixá-lo jogar com tranqüilidade. Os WR também fizeram sua parte, já que os lançamentos longos foram predominantes no jogo.
Ele completou 23 de 39 passes (59%), conquistou 307 jardas aéreas, foi interceptado 2 vezes e passou para 4 TDs. O último foi o do recorde e muitos jogadores correram para comemorar o feito.
Ele chegou a marca de 5.087 jardas aéreas e quebrou o recorde de Dan Marino de 5.084 que foi realizado há 27 anos atrás (1984).
Outro lance muito legal foi o TD do RB Thomas, que após o ponto colocou um laço dourado na bola e a entregou para a torcida.
O Saints (12-3) precisa ganhar o próximo jogo e torcer para o 49ers (12-3) perder para ter a folga na primeira rodada dos playoffs.
O Falcons (9-6) já se garantiu pelo Wild Card.

Na próxima rodada todos os jogos estão programados para o domingo e algumas equipes ainda brigam pelas ultimas 3 vagas restantes. O principal jogo com certeza será entre Cowboys e Giants, já que é uma disputa direta por apenas uma vaga.

Go NFL!

Um comentário:

  1. Novamente, ótimas análises, Parábens Pastrana, pq vc não pede pro Junior Martins pra escrever no blog dele

    ResponderExcluir