quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

NFL – Primeira rodada dos Playoffs-Wild Card – Análise

Que rodada incrível!

Lances espetaculares, vitórias incríveis, pontos inacreditáveis, São as únicas definições possíveis para os jogos que aconteceram nesse fim de semana e posso dizer com toda certeza do mundo que fechou com chave de ouro pela beleza do lance e pela intensidade do último jogo da rodada.

Bengals 10 X 31 Texans
A rodada começou com um jogo interessante.

O Bengals tinha uma defesa forte e o Texans estava com vários desfalques, isso apontava para uma possível vitória do Bengals, mas aconteceu exatamente o contrário.

A partida
O Bengals abriu o placar em sua segunda campanha aos 8 minutos do 1º quarto e se mostrava forte. Mas o Texans logo empatou o jogo.
No final do 2º quarto o DE Watt do Texans conseguiu interceptar um passe (difícil por sinal, devido a sua proximidade com o QB) e retornou para TD, esfriando e muito o ânimo do Bengals. No replay é possível ver que ele iniciou o movimento com a intenção de desviar o passe, mas no meio do caminho percebeu que era possível pegá-lo.

No segundo tempo a defesa do Bengals teve algumas oportunidades de interceptar passes, mas não conseguiu e isso custou caro à equipe.
No 3º quarto o WR Simpson do Bengals novamente mostrou toda a sua habilidade e saltou por cima de um defensor, mas esse lance não foi o suficiente para apagar a má atuação do QB Dalton. O Texans marcou mais um TD nesse quarto.
Logo no primeiro lance do ultimo quarto Dalton foi sacado e perdeu muitas jardas, deixando o Bengals cada vez mais acuado, o Texans fez novo TD e impossibilitou qualquer chance de virada por parte do Bengals.

Análise
O Bengals fez um jogo ruim como um todo. O destaque negativo foi para o QB Dalton, que acertou 64% dos passes (27/42), conquistou 257 jardas aéreas, mas foi interceptado 3 vezes e não lançou para TD, além de ter deixado poucas vezes o time em posição de chutar para FG. A sua proteção também não cooperou e deixou ele muitas vezes em situação de pressão. Tanto os WR quanto os RB também tiveram um desempenho discreto. A defesa também teve um desempenho discreto e bem aquém do esperado, com apenas 2 sacks e nenhuma interceptação.
O Bengals dá adeus ao campeonato e agora precisará fazer alguns acertos no time para ano que vem poder ir um pouco mais longe. O QB Dalton, que virou titular esse ano é relativamente bom, mas precisará melhorar bastante para sonhar com títulos. A OL também precisa ser reforçada, afinal durante a temporada toda deixou o seu QB ser muito pressionado. A defesa é forte, mas não deu conta nesse jogo.

Do lado do Texans a defesa foi muito bem, conseguindo 3 interceptações (destaque para o DE Watt, já citado acima), 4 sacks e poucos pontos cedidos. É verdade que contou com a ajuda do vento que atrapalhou a conclusão de um FG do Bengals no inicio do jogo.
o QB Yates fez um jogo seguro. Acertou 11 de apenas 20 passes tentados (55%), conquistou 159 jardas e lançou para 1 TD. Os WR fizeram um bom jogo, com destaque para Johnson que recebeu 5 passes, conquistando 90 jardas no total e 1 TD.
Mas o destaque da partida foi mesmo o RB Foster, que fez 24 corridas (quase 50% dos lances do ataque), conquistou 153 jardas no total e fez 2 TDs, um deles de 42 jardas.
O Houston passa para a próxima fase e enfrentará o Ravens. O jogo provavelmente será mais difícil ainda, já que o seu adversário é melhor e é favorito no jogo. Além disso, para o Texans ainda pesará a questão dos desfalques, que são vários e provavelmente nenhum se recuperará a tempo de participar desse próximo jogo.

Lions 28 X 45 Saints
Um jogo que já era esperado esse placar elevado e que foi marcado pela coragem de Sean Payton.

Ambas as equipes chegaram aos playoffs através de ataques poderosos e um jogo aéreo muito forte. Tanto é que o QB Drew Brees quebrou o recorde de jardas aéreas em temporada regular.

A partida
Logo na primeira campanha, que durou 4 min., o Lions já pontuou. O Saints mostrava que faria o mesmo na campanha seguinte, mas o RB Colston sofreu fumble na jarda 20 do ataque, que foi recuperado pelo Lions, que não aproveitou a chance e não conseguiu ampliar o placar.
O Saints não deu bobeira e marcou o TD de empate na campanha seguinte.
O Lions teve mais uma chance de ouro, após marcar TD com o WR Johnson a defesa consegui forçar novo fumble, desta vez no QB Drew Brees, e recuperou novamente a posse de bola, mas novamente não conseguiu pontuar.
O Saints não bobeou mais durante a partida e no final do primeiro tempo marcou um FG.

Logo no inicio do 3º quarto Drew Brees fez lançamento de 50 jardas paro WR Henderson marcar o TD e virar o placar. A 4 min. para acabar o 3º quarto o Saints ampliou o placar, mas a pouco mais de 1 min. do fim do período o QB Stafford fez lindo TD correndo após um playaction que matou a defesa do Saints, desta forma deixou a diferença no placar bem pequena.
No inicio do último quarto o CB Berry do Lions teve uma chance de ouro de interceptar um passe, mas deixou a bola passar por entre os braços e perna. O RB Sproles fez o TD correndo no final da campanha.
Ai foi a vez da estrela do CB Greer brilhar, interceptando passe longo. O Saints não perdoou e marcou um TD estranho, pois o WR Meachem recebeu passe longo totalmente desmarcado.
A pouco mais de 4 min. para o fim do jogo o WR Johnson marcou novo TD. Com a diferença no placar o Lions foi obrigado a executar um onside Kick, que não deu certo e o Saints ficou em ótima posição de campo para matar o jogo. O RB Thomas enfrentou as trincheiras em lance de 1 jarda para TD e deu números finais a partida.

Ainda no finzinho da partida o QB Drew Brees teve a chance de quebrar mais um recorde, o de jardas lançadas em jogo de playoffs, mas a secundária cometeu falta (na minha opinião proposital) e ai faltou jardas e tempo para ele fazer uma nova tentativa. O Saints deixou o tempo correr e teve a vitória sacramentada.

Análise
O Lions foi bem, mas perdeu algumas chances importantíssimas de ampliar o placar ou de roubar a bola e isso custou muito caro à equipe, pois não deve se cometer esse tipo de erro contra uma equipe como o Saints.
O QB Stafford em seu primeiro jogo de playoff foi bem, com aproveitamento de 65% dos passes (28/43), 380 jardas aéreas 3 TD, porém foi interceptado 2 vezes e isso foi péssimo. Ele também marcou 1 TD correndo.
Seu principal alvo foi o WR Johnson, que conquistou 211 jardas em 12 passes recebidos (média de 17 jardas por recepção) e marcou 2 TD.
O problema do ataque do Lions é que o jogo terrestre foi ineficiente e isso deixou o time restrito aos lançamentos.
A defesa foi bem, com 2 sacks e 2 fumbles forçados e recuperados, porém perdeu algumas chances de interceptar passes e isso também atrapalhou a equipe.
Para o ano que vem o Lions só precisa manter a base da equipe que muito provavelmente chegará aos playoffs novamente.

O ataque do Saints foi muito bem, tirando os 2 fumbles.
Drew Brees ficou a poucas jardas de quebrar mais um recorde. Ele teve aproveitamento de 77% dos passes (33/43), lançou para 466 jardas (faltou pouco mais de 20 jardas para quebrar o recorde) e conseguiu passar para 3 TD.
O jogo corrido também teve sucesso, com uma média de 5,25 jardas por corrida, os destaques foram Sproles e Thomas.
Como sempre, Brees distribuiu muito bem os lançamentos, tendo 8 alvos diferentes. Destaque para Colston, que conquistou um total de 120 jardas em 7 passes e para Meachem, Henderson e Graham que marcaram 1 TD cada.
A defesa não conseguiu nenhum sack e nem forçar fumbles, mas conseguiu segurar o ataque adversário em momentos importantes e consegui 2 interceptações importantíssimas, ambas do CB Greer.
Quem merece destaque também é o técnico Sean Payton, que mais uma vez mostrou que não é um seguidor do jogo burocrático e exageradamente seguro. Mandou o time tentar a 4ª descida em 3 oportunidades e teve sucesso em todas. Uma delas foi em situação de 4ª para 1 jarda ainda no campo de defesa. Eu o admiro, pois diferente de outros técnicos ele tenta fazer jogadas arrojadas e de risco (claro que sabendo o potencial que o time tem) em situações atípicas, sendo que os outros técnicos só tentariam as mesmas jogadas por desespero no fim do jogo ou de forma incorreta, como veremos mais a frente.
Lembrando que essa característica do técnico já ajudou o time a conquistar um Super Bowl.
O Saints agora enfrentará o 49ers em jogo bem interessante, já que o 49ers tem uma boa defesa e o Saints um ataque aéreo maravilhoso.

Falcons 2 X 24 Giants
Como falei esses dias, o que decidiu o jogo foi a diferença de qualidade e de experiência em playoffs dos QBs.

A partida
O jogo começou muito truncado e o 1º quarto foi um festival de punts.
Logo no início do 2º quarto o Falcons tentou converter 4ª descida para 1 jarda, mas sem sucesso.
Porém a defesa resolveu concertar esse erro. Logo na primeira jogada o GIants cometeu falta e ficou com as costas na própria EZ. Na jogada seguinte perdeu mais uma jarda. E finalmente a defesa do Falcons pressionou tanto que o QB Eli Manning foi obrigado a se livrar da bola para não ser sackado na própria End Zone, porém cometeu intentional Grounding, cometendo safety, dando 2 pontos para o Falcons e a posse de bola.
O Giants conseguiu se recuperar e após segurar o ataque do Falcons conseguiu conquistar o TD em uma campanha longa de quase 8 min. Passe de Eli para Nicks

No 3º quarto o Giants ampliou o placar através de um FG.
Com o placar desfavorável e mais uma campanha não dando certo, o Falcons tentou novamente uma 4ª para 1, de novo com o QB Ryan tentando pular sobre a OL, porém o resultado foi o mesmo.
O Giants aproveitou o momento ruim do Falcons e fez mais um TD em campanha rápida. Novamente passe para o WR Nicks.
No inicio do último quarto o GIants marcou outro TD com passe desta vez para o WR Manningham.
O Falcons tentou desesperadamente marcar para ainda ter chances de ganhar o jogo, mas não era um bom dia para o ataque.

Análise
O ataque do Falcons foi péssimo. O QB Matt Ryan passou muito, mas não conseguiu muita coisa. Completou 24 de 41 passes (59%), conquistou 199 jardas, não tomou fumble, nem foi interceptado. Mas nada disso resolveu, já que ele não passou para TD, não completou as 2 tentativas de 4º down e em nenhum momento conseguiu deixar o time em posição de conquistar pelo menos um FG.
O jogo corrido também não ajudou muito, com uma média de 3,3 jardas por tentativa.
Em relação aos WR o melhor foi Jones, que recebeu 7 passes e conquistou 64 jardas.
A defesa fez a sua parte, inclusive abrindo o placar do jogo e pressionando bastante o ataque adversário, porém só conseguiu 1 sack.
Para a temporada que vem o Falcons precisa pensar em alguns reforços e se Matt Ryan terá capacidade de melhorar seu desempenho para levar o Falcons mais longe.

O ataque do Giants fez um bom jogo. O QB Eli Manning completou 23 de 32 passes feitos (72%) conquistou 277 jardas aéreas e 3 TD.
O jogo corrido também foi bem eficiente, conseguindo uma média de 5,48 jardas por tentativa. Destaque para o RB Jacobs, que conquistou 92 jardas no total e quebrou diversos Tackles, sempre sendo necessário diversos defensores do Falcons para derrubá-lo.
Os WR também foram bem. OS mais efetivos foram Nicks que recebeu 6 jardas para um total de 115 jardas e 2 TD e Manningham, que recebeu 4 passes para 68 jardas no total e 1 TD.
A defesa fez apenas 2 sacks, porém pressionou muito o ataque do Falcons e não tomou pontos e convenhamos que é para isso que a defesa existe.
O Giants agora enfrentará o Packers, o time de melhor campanha na temporada regular. Precisará ter um desempenho melhor se quiser derrotar um dos favoritos a campeão.

Steelers X Broncos

Memorável e Incrível!

Esses são adjetivos que chegam próximos de descrever o que foi essa partida. A NFL FIlms cometerá um erro gravíssimo caso não faça um documentário sobre esse jogo.

O Steelers vinha de um melhor momento, pois havia ganho seus últimos jogos e tinha uma campanha mais produtiva. Porém estava com vários desfalques devido a contusões.
O Broncos vinha de um momento ruim, já que havia perdido os 3 últimos jogos com desempenho ruim da defesa (que é o ponto forte da equipe) e com atuação desastrosa em alguns casos do QB TIm Tebow.

A partida
O jogo começou e isso ficou mais evidente ainda, pois das 3 primeiras campanhas o Steelers conseguiu pontuar em duas através de FGs, enquanto o Broncos nas 2 campanhas não conseguiu nenhum First Down.
Apesar dessa vantagem ficou claro que o QB Big Ben do Steelers estava sentindo muito a lesão do tornozelo e que isso iria atrapalhar seu desempenho durante o jogo.
O Broncos iniciou sua 3ª campanha no final do 1º quarto perdendo 2 jardas. A torcida já começava a ficar temerosa.

No inicio do 2º quarto Tebow lançou para Decker, que recebeu o passe e levou um forte tackle do OLB J. Harrison. Decker deixou o campo e não voltou mais. O Steelers desafiou a marcação dos juízes alegando que o WR não teve o controle total da bola, sendo assim houve a revisão e os juízes voltaram atrás e consideraram o passe incompleto, sendo a primeira das decisões polêmicas que os juízes tomaram durante o jogo.
A partir desse momento a estrela de Tim Tebow começa a brilhar. Com 2 passes longos, o que não é seu forte, o Broncos anotou TD com o WR Royal e virou o jogo.
Na campanha do Steelers novo desafio a marcação dos árbitros, desta vez com decisão final favorável ao Broncos. Sem conseguir First Down, o Steelers foi obrigado a dar o Punt.
Logo nas primeiras jogadas Tebow faz novo lançamento longo (58 jardas) para Thomas e deixou novamente o Broncos em ótima situação de ponto. Para fechar a campanha ele mesmo, Tebow, marcou o TD correndo com a bola.
E a coisas só pioraram para o Steelers. Novamente em campanha curta, Big Ben foi sackado e no lance seguinte foi interceptado pelo CB Carter, deixando o Broncos já na red zone.
A defesa do Steelers conseguiu segurar o tranco e cedeu apenas o FG.
Na campanha seguinte o Steelers foi um pouco melhor, mas não conseguiu pontuar. Tebow acertou mais um passe longo e o time conseguiu pontuar novamente através de um FG.
O Steelers ainda tentou pontuar antes do final do primeiro tempo, mas não conseguiu, principalmente por causa de um snap mal feito pelo center reserva nos últimos segundos do 2º quarto.
O jogo foi para o intervalo com o incrível placar de 20 x 6 para o Broncos!

Na volta do intervalo o Broncos não conseguiu nada em sua primeira campanha, mas conseguiu bom punt que deixou o Steelers em posição desconfortável no campo.
Eis que um erro de arbitragem prejudicou demais o time do Broncos. Big Ben fez um passe aparentemente lateral, o WR Wallace não conseguiu pegá-lo e a defesa do Broncos pulou em cima da bola que estava no chão. Os juízes marcaram passe incompleto, porém o técnico desafiou a marcação. Ficou claro no replay que o passe foi para trás, o que caracteriza fumble, porém como o juiz apitou o fim da jogada assim que a bola caiu no chão (achando que foi passe incompleto) o que aconteceu depois não valia nada, mesmo que sua marcação tenha sido incorreta.
Sendo assim, o Steelers continuou com a posse de bola e chegou ao TD através de um reverse do WR Wallace.

Começou o último quarto e eu estava de pé na sala gritando e xingando como se fosse um torcedor fanático de um das equipes.
O Broncos encerrou a campanha iniciado no 3º quarto com um FG.
Big Ben, guerreiro como poucos conseguem ser, liderou o Steelers em campanha que foi concluída com FG que deixou a diferença no placar de apenas um TD.
Nesse momento a defesa do Steelers faz seu trabalho e conseguiu forçar um fumble no RB Mundy e recuperar a bola.
Novamente Big Ben faz campanha ótima e com um passe de 31 jardas para o WR Cotchery marcou o TD do empate.
A defesa do Steelers novamente fez a sua parte e impediu o Broncos de pontuar.
Desta vez é a defesa do Broncos que começa bem e sackou Big Ben logo no primeiro lance, mas nas duas jogadas seguintes tomaram 2 passes médios (17 e 18 jardas) e o Steelers ficou praticamente na zona de pontuação.
Porém no lance seguinte a defesa pressionou muito, forçou um fumble, não recuperou a bola, mas fez o ataque do Steelers sair da zona de pontuação.
O Steelers tentou novamente se aproximar da zona de FG, não conseguiu e foi forçado a tentar passe longo, porém novamente a defesa do Broncos apareceu e o DE Ayers realizou o sack para terminar o último lance da partida.

O jogo foi para a prorrogação. Os juízes lançam a moeda, o Broncos escolhem receber o chute e a torcida comemorou como se fosse um ponto. Será que eles já estavam pressentindo algo?
O Steelers faz o kickoff para fora causando touchback.
Novamente a estrela de TIm Tebow brilha, ele faz lançamento para Thomas na jarda 38 da defesa. O WR corre o restante do campo com toda velocidade e força que tem para marcar um TD de 80 jardas, levar o Broncos a vitória, transformando essa na prorrogação mais curta da história, fazendo o estádio vir a baixo, os locutores a acabarem com a garganta, os torcedores do Steelers a soltarem todos os palavrões que conhecem e levar o Broncos a próxima fase dos playoffs.

Final: Steelers 23 X 29 Broncos!

Análise
O Steelers cometeram erro gravíssimo ainda na temporada regular, quando forçou a permanência de Big Ben contundido em alguns jogos, isso só fez a contusão piorar e ele teve que ir extremamente no sacrifício para esse jogo importantíssimo.
Apesar disso ele fez muito mais do que alguns QBs conseguem fazer estando 100%, pois conseguiu 55% de aproveitamento dos passes (22/44), conquistou 289 jardas e 1 TD, porém sofreu 1 interceptação. A OL também não cooperou muito. O Center reserva errou dois snaps que prejudicaram demais a equipe e a OL como um todo não protegeu bem o seu QB que já estava com a mobilidade reduzida.
O RB Redman conseguiu fazer um ótimo jogo, com 17 corridas e conquistando um total de 121 jardas (média de 7,12 por tentativa). Nos passes o jogo foi distribuído e o principal alvo de Big Ben foi o WR Sanders.
Em minha opinião a defesa não foi péssima como muitos estão afirmando. O que eu analisei é que ela foi extremamente preparada para o jogo terrestre e de passes curtos, que é o forte do Broncos. Com isso a defesa ficou com quase todos os jogadores muito próximos da linha de scrimmage . O problema é que desta vez o QB Tebow conseguiu encaixar os passes longos, com a secundária tento que lidar mais no mano a mano a situação ficou difícil.
O Steelers tem dois problemas para a próxima temporada: Recuperar o seu QB e começar a pensar em renovar o seu elenco, pois boa parte da defesa já está encaminhando para as últimas temporadas, devido a idade.

No Broncos o QB Tim Tebow fez uma partida incrível e provavelmente uma das melhores de sua carreira no profissional. Completou apenas 10 de 21 passes (47,62%), porém lançou para 316 jardas e 2 TD. Além disso, correu para o outro TD da equipe, não sofreu fumble, lidou bem com a pressão e também soube se livrar da bola em certos momentos, ao invés de forçar o passe e acabar sendo interceptado. O RB McGahhe não foi bem. Fez 19 corridas para um total de 61 jardas (média de apenas 3,2) e ainda sofreu 2 fumbles, um deles sendo crucial para o empate do Steelers.
Dos WR o destaque fica para Thomas, que conquistou 204 jardas (!) em apenas 4 passes e marcou o TD da vitória. O WR Royal também merece destaque pelo belo TD feito.
Na defesa o Broncos foi bem. Interceptou 1 passes importantíssimo, forçou um fumble, fez 5 sacks e conseguiu segurar o ataque em momentos cruciais da partida, como no final da partida quando impediu o Steelers de virar o jogo.
Agora o Broncos enfrentará o Patriots e precisará jogar tão bem ou até melhor do que nesse jogo para pensar em final de conferência.

A próxima rodada já acontece nesse final de semana e a ESPN irá passar todos os jogos.

Go NFL!

PS: Peço desculpa pela demora do post, mas como dá para ver, ele foi muito longo. Infelizmente não consegui reduzi-lo, mas tentarei fazer um isso na próxima rodada.
Também tive vários compromissos durante a semana devido a volta dos treinos do Cougars nesse próximo domingo, dia 15, e acabei não conseguindo tempo para escrever o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário