quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

NFL: Super Bowl – Análise




O jogo mais esperado da temporada e com diversos ingredientes para deixa-lo o mais interessante possível.

Para começar era uma reedição do Super Bowl XLII e sendo assim o Patriots teriam sua chance de vingança e o Giants de se reafirmar como uma das grandes equipes dos últimos anos.

O Patriots novamente chegou a final com uma ótima campanha (13-3), tanto que se classificou em 1º na Conferência Americana.
Na semifinal atropelou o Broncos, mas na final de conferência precisou contar com erro do adversário para ganhar o jogo nos segundos finais.
O Patriots contava com um ataque explosivo comandado por Tom Brady, um dos melhores QBs da liga. Porém boa parta da força do ataque estava comprometida devido a lesão do TE Gronkowski, principal alvo e pontuador da equipe.
Outro problema era a defesa, que estava cedendo muitas jardas aéreas e pontos e devido a isso era uma das piores da temporada inteira.

O Giants teve uma campanha muito diferente. Com uma campanha minimamente positiva (9-7), conseguiu se classificar para os playoffs apenas no último jogo da temporada regular e, consequentemente, foi obrigado a jogar um jogo a mais (Wild Card).
Apesar disso, o time se encontrava em um momento extremamente bom, pois venceu seus jogos de playoffs de forma incrível e de equipes que eram apontadas como prováveis campeãs: Packers e 49ers.
A defesa do Giants era regular e o ataque era seguro. O jogo também eras muito importante para o QB Eli Manning, que queria provar que o que disse no início da temporada era verdade: Que ele era um dos melhores QBs da liga na atualidade.

O Jogo
1º tempo
O Giants começou no ataque e mostrou qual seria a sua estratégia: controlar o relógio.
Com jogadas curtas o Giants foi conquistando território, porém no final da campanha não conseguiu avançar o suficiente e Eli ainda foi sackado na ultima tentativa de avanço. Porém a equipe de Punt fez ótimo trabalho e deixou o Patriots com as costas na parede.
A defesa entendeu o recado e fez a sua parte. Logo na primeira jogada pressionou muito Tom Brady (que também demorou demais para definir a jogada) e ele foi obrigado a se livrar da bola. Como o lançamento foi longe de todos os recebedores e Tom Brady estava dentro da própria End Zone e do pocket, foi marcado Intentional Ground: 2 pontos e posse de bola para o Giants

O Giants novamente no ataque avançou bastante com jogadas curtas e gastando todo o tempo que podia.
Já perto da End Zone, Eli fez passe para o WR Cruz, que marcado por 2 jogadores acabou sofrendo fumble, que foi recuperado pelo Patriots. Porém o Patriots cometeu falta ridícula no lance: 12 jogadores em campo.
O Giants não desperdiçou a nova chance e em 2 lances chegou ao TD com passe de Eli para o WR Cruz, que comemorou dançando salsa, como sempre.
Nesse lance, se o MLB Mayo estivesse olhando para o QB provavelmente teria conseguido impedir o passe, já que ele pulou sem olhar e quase conseguiu desviá-lo.

O Patriots voltou a atacar com o intuito de diminuir o prejuízo. Porém só conseguiu um FG já no segundo quarto.
Após uma sequência de ataques improdutivos das duas partes o Patriots teve novamente a posse de bola faltando um pouco mais de 4 minutos para o fim do primeiro tempo.
Mesmo com muita pressão em alguns momentos, Tom Brady conseguiu bons avanços curtos até chegar perto da End Zone adversária. Então com passe para o HB Woodhead o Patriots conseguiu marcar seu primeiro TD e virar o jogo faltando apenas 15 segundos para o final do 1º tempo. Sendo assim o jogo foi para o intervalo com o placar marcando 10 a 9.

2º tempo
Após um longo show da Madonna, o segundo tempo começou com o Patriots no ataque com uma boa campanha, que contou com passe para Ochocinco (após vários jogos no banco) e ótima corrida do RB Green-Ellis e foi finalizada com passe para TD de Tom Brady para o TE Hernandez.

O Giants voltou ao ataque e novamente com vários passes curtos e controlando o relógio consegui se aproximar o suficiente para conquistar pelo menos o FG.

A campanha seguinte do Patrios foi um desastra. Começou com uma corrida de Green-Ellis que só conquistou 2 jardas, depois um passe incompleto de Brady para Green-Ellis e por último a defesa do Giants conseguiu deixar Brady sem opção, com isso deu tempo do DE Tuck fazer o sack.

A defesa do Patriots tentou responder a altura. Forçou um fumble no WR Nicks, porém não conseguiu recuperar a posse de bola. No final da campanha o LB Ninkovich e o DE Anderson conseguiram sackar Eli, forçando o Giants a se contentar apenas com o FG.
Mesmo assim o Giants conseguiu se aproximar o suficiente do marcador para o inicio do último quarto: 17 X 15 Patriots.

Logo na segunda jogada do ultimo quarto veio o balde de água fria para o Patriots. Após ser muito pressionado, Tom Brady forçou um passe de umas 50 jardas para o TE Gronkowski. O LB Blackburn se posicionou bem e conseguiu a interceptação. A minha opinião é que Brady forçou o passe para o seu alvo mais seguro e o mesmo teria conseguido recebe-lo, caso estivesse 100%, mas como não estava não conseguiu tomar a frente do defensor e com isso foi interceptado.

Apesar da interceptação o Giants ficou em uma posição ruim de campo, mas o PAtriots cometeu erro fatal. Após 2 jogadas onde o Giants não conseguiu bom avanço e a defesa do Patriots novamente conseguiu forçar um fumble e não recuperar a bola, Eli foi obrigado a forçar passe devido a forte pressão que estava sofrendo e errou. O Patriots teria uma boa oportunidade de voltar ao ataque em boa posição de campo. Porém o LB Ninkovich avançou antes do inicio da jogada, cometendo offside.  O Giants não desperdiçou a nova chance e conseguiu o First Down.
O Giants não conseguiu marcar ponto, mas novamente gastou o relógio e deixou o Patriots com as costas na parede.
Tom Brady conseguiu fazer o time avançar com jogadas curtas e utilizando muito os RB. Mas quando a equipe chegou ao meio do campo novamente cometeu erro fatal. Tom Brady fez bom lançamento, mas o WR Walker, que chegou a colocar as 2 mãos na bola náo conseguiu segurá-la. Depois foi a vez do WR Branch não conseguir segurar o passe e o Patriots não conseguir nem o FG.

Então aconteceu uma das campanhas mais interessantes do campeonato.
O Giants foi para o ataque faltando um pouco menos de 4 minutos para o fim do jogo.
Logo no primeiro lance Eli fez lindo passe longo para o WR Nicks, que estava com marcação dupla, mas mesmo assim conseguiu a recepção. O HC Billichek ainda desafiou o lance, mas ficou claro que o jogador estava dentro de campo quando conseguiu o controle total da bola antes de ser jogado para fora.
Com mais alguns ótimos passes, principalmente para o WR Manningham, Eli conseguiu deixar  time em ótima posição de campo e já no two minutes warning.
Com pouco tempo no relógio, praticamente sem tempo para pedir e com a iminência de tomar o ponto, o Patriots teve que tomar uma difícil decisão: A defesa segurar a bronca e tentar impedir que o Giants pontuasse e esperar um novo milagre (igual na final de conferência) e esperar que o kicker errasse FG fácil ou então deixar o Giants pontuar logo e assim ter um mínimo de tempo para o ataque tentar pontuar e ganhar o jogo.

A decisão era óbvia: O ataque era muito mais confiável.
Sendo assim a defesa simplesmente abriu e deixou o RB Bradshaw marcar o TD faltando praticamente 1 min para o fim do jogo. Novamente eu acho que foram cometidos 2 erros. O Patriots demorou demais para tomar essa decisão e o RB Bradshaw poderia ter demorado mais para fazer o ponto. O Giants ainda tentou a conversão de 2 pontos para forçar o Patriots a ter que fazer o TD e o ponto extra para vencer o jogo, mas não conseguiu.

Com o tempo acabando e a necessidade de marcar o TD, a pressão era muito grande e começou o festival de passes incompletos.
Alguns foram incompletos por erros infantis dos WR, que não pegaram bolas fáceis, outros foram por que o passe de Tom Brady foi forçado demais e ficou impossível de se fazer a recepção. No ultimo lance o Patriots foi obrigado a fazer o Hail Mary, O lançamento foi bom e para dentro da End Zone, O TE Hernandes não conseguiu pegar a bola, já que teve que disputa-la com vários defensores. Gronkowski ainda tentou pular e pega-la antes dela bater no chão, mas novamente a sua lesão foi determinante.

Sendo assim: GIANTS CAMPEÃO!

Análise
Giants
Para começar o conjunto do Giants estava mais equilibrado e isso fez uma enorme diferença no resultado final.

O ataque fez exatamente aquilo que queria: Gastar o relógio e pontuar sempre que possível.
O QB Eli Manning conseguiu provar o que havia declarado no inicio da temporada: Está entre os melhores QBs da atualidade.
Ele completou 30 dos 40 passes tentados (75%), conquistou 296 jardas e passou para 1 TD. De quebra ainda foi eleito o MVP da partida.
No jogo corrido o principal nome foi Bradshaw que fez 17 corridas para um total de 72 jardas (média de 4,24) e também foi ele que marcou o TD da vitória.
No jogo aéreo novamente o destaque vai para o trio Nicks, Manningham e Cruz. Nicks foi o principal alvo, com 10 recepções e 109 jardas (média de 10,9) e Cruz foi quem marcou o único TD de passe do Giants.
O OL conseguiu fazer um ótimo jogo, dando o máximo de tempo possível para Eli concluir a jogada e permitindo apenas 3 sacks.

A defesa também fez a sua parte e conseguiu segurar um dos melhores ataque da liga.
Os destaques vão para:
- O OLB Boley com 9 tackles
- O SS Phillips com 5 tackles
- O MLB Blackburn que conseguiu a única interceptação do jogo e que foi crucial;
- E para o DE Tuck que conseguiu os 2 únicos sacks.

O time de especialista também fez a sua parte. Sempre deixando o Patriots longe da End Zone e também pontuando em todas as oportunidades que teve.

Patriots
O time falhou muito no final e ficou claro a dependência do TE Gronkwoski para o ataque funcionar.

Tom Brady começou com um jogo muito bom. Chegou a completar 15 passes seguidos e quebrou mais um recorde de Super Bowl. Porem no último quarto essa média caiu muito e ficou apenas com 27 passes completos de 41 tentados (65%), conquistou 276 jardas aéreas (o que é pouco considerando a sua média) e marcou 2 TD, porém foi interceptado 1 vez.
O jogo corrido ficou dependendo do RB Green-Ellis, que fez bom jogo, com 10 tentativas para 44 jardas. Woodhead também foi acionado no jogo corrido, mas somente uma corrida sua foi realmente efetiva.

O jogo aéreo foi o mais complicado. Começou arrasador, mas no final quando era mais necessário deixou a desejar e isso foi decisivo para a derrota.
O TE Hernandes foi o principal alvo, com 8 recepções para 67 jardas e 1 TD. O WR Walker foi o segundo mais acionado com 7 recepções para 60 jardas. Gronkowski que seria o principal alvo acabou recebendo apenas 2 passes. O que Woodhead não fez no jogo corrido fez no jogo aéreo, com 4 recepções para  42 jardas e 1 TD.

A OL foi bem, mas deixou seu QB ser pressionado em diversos lances e isso acabou prejudicando a qualidade do jogo aéreo. Isso acabou inclusive ocasionando um safety.

O Special Team fez a sua parte nos poucos momentos que foi acionado.

A defesa foi bem, mas considerando que era um Super Bowl precisava ter sido melhor.
Nos lances cruciais não conseguiu segurar o ataque ou pior, cometeu faltas péssimas como 12 jogadores em campo e offside.
ALém disso conseguiu forçar 3 fumbles, recuperou apenas 1, mas cometeu falta e o lance foi anulado.
Os destaques foram:
- O MLB Mayo com 8 tackles, porém podia impedir o TD se tivesse olhado o QB;
- O OLB Spikes também com 8 tackles; e
- O DE Anderson com 3 tackles e 1,5 sacks

Agora é esperar até agosto para o inicio da próxima temporada. Provavelmente uma das esperar mais angustiantes para os fãs de NFL.

Durante essa pausa na NFL serão disputados os campeonatos estaduais e Nacionais do Brasil. Aproveitem esse tempo para acompanhar a evolução do FA Nacional.

Peço desculpa pela demora em terminar a análise do principal jogo do campeonato, mas nos últimos dias a coisa foi extremamente corrida devido ao campeonato estadual do qual o Cougars participará.

As postagens sobre NFL continuaram mesmo com o periodo de férias.

Go NFL!

Um comentário:

  1. Ótima análise, ótimo jogo, pena que os Patriots não saíram campeões...o Brady merecia essa conquista. Logo após saber que o NY Giants iria para o Super Bowl, eu já esfregava as mãos com a possibilidade da tão aguardada revanche! Só que o início do jogo já mostrava que alguma coisa estava estranha: um safety?! Como assim?! Depois tudo estava indo bem até a interceptação...aí sim comecei a ficar angustiado e me perguntando: será que vai acontecer de novo? Não é possível! Não pode ser! E aconteceu...ao término do jogo, me senti devastado, parecia que meu time de futebol tinha perdido uma final de Libertadores. Não sabia que um dia o futebol americano poderia me deixar desse jeito. Mas, como o Brady disse na entrevista coletiva depois do Super Bowl, nós voltaremos! Go Pats! Go Cougars!

    ResponderExcluir