Os fãs da NFL devem estar observando um detalhe diferente mas "chocante" nos uniformes de jogadores, técnicos e até árbitros da Liga de Futebol Americano.
Trata-se de elementos cor-de-rosa nos campos jardeados que mostram a adesão maciça dos americanos ao movimento mundial chamado“Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
O movimento Rosa, mesmo iniciado com os norte-americanos não se restringe aos EUA e nem ao esporte. Ele é comemorado
em todo o mundo, remetendo à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a
luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e
entidades. A história
do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa,
foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos
participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e,
desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e
Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações
voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas
ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo
diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se
enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois
surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de
câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos,
prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma
informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O
importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma
expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente,
pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já
existente.
No Futebol Americano da NFL a ação já está em seu terceiro ano com o Slogan "A Crucial Catch" em parceria com a American Cancer Society, com venda inclusive de produtos licenciados na cor pink.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o
mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em
em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante
papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no
mundo.
Em São Caetano do Sul
uma grande mobilização em 2011 foi realizada com a Campanha "Pense
Rosa" com mais de 5 mil pessoas em caminhada na Avenida Kennedy.
Integrando a Campanha Pense Rosa, a cidade iluminou 12 monumentos que ficaram
acesos até o final de outubro: Praça Cardeal Arcoverde, Matriz Antiga do Bairro
Fundação, Igreja da Prosperidade, Espaço Verde Chico Mendes, Monumento da
Mulher na Goiás, Monumento aos Imigrantes Italianos, Fundação das Artes,
Hospital São Caetano, Universidade de São Caetano do Sul, Chafariz da Praça
Oswaldo Martins Salgado, Câmara Municipal e Terminal Rodoviário.
Neste
ano novamente a cidade participará do movimento. Ontem, dia 08, São Caetano
iluminou novamente de rosa, em 8 de outubro, os principais monumentos da cidade
e no dia 21 de outubro, às 10 horas, haverá uma caminhada na avenida Kennedy,
em frente à Cidade das Crianças.
O
COUGARS também apóia esta causa. Agradecimentos ao LB #50 Juliani (Mãe) pela
sugestão ao Blog.
GO GOUGARS / SÃO CAETANO
Lembrando que cancer de mama não é só coisa de mulher galera, homens fiquem também atentos a nodulos e caroços estranhos.
ResponderExcluirFicou muito bom a matéria e a logomarca para a Campanha de Prevenção. É o COUGARS sempre inovando.
ResponderExcluir