domingo, 9 de dezembro de 2012

ATÉ LOGO MESTRE ADLER...



 

É com muito pesar que recebemos a informação que nesta manhã veio a falecer um dos grandes parceiros do FA brasileiro, André José Adler, comentarista de TV, diretor e idealizador do torneio Touchdown. 
 
Apesar de nunca termos nos encontrado, este blogueiro tinha uma convivência de anos com Adler através de telefone, e-mails.... Sempre admirei e idolatrei o profissional que ouvi pela primeira vez em uma transmissão de Futebol Americano em que conheci o esporte lá na década de 90 (Para quem se pergunta porque torço pro Bills, veja os vídeos do SuperBowl 23, comentado por Adler.) 
 
Primeira transmissão de um Super Bowl no Brasil, com narração de Ivan Zimmerman e cometários de André Adler.

Unidos pelo esporte da bola oval, foram anos de conversas com o mestre, sendo uma das primeiras, aquela onde comentei com Adler sobre o blog que havia iniciado apenas há 4 meses falando de FA praticado no Brasil (OUTES) e para minha surpresa ele respondeu muito feliz que estava acompanhando o site. Na conversa ocorrida em abril de 2007, falamos de coisas que depois vieram a acontecer com o Futebol Americano no Brasil, Por isso faço a transcrição do blog abaixo:
 
"Olá Mestre Adler, como vai ?
Como muitos brasileiros aprendi a gostar de Futebol Americano assistindo aos jogos, atento a uma voz inconfundível que ecoava de dentro da caixa de entretenimento chamada TV. Ouvir seu sonoro Touchdown era tão emocionante quanto ver uma bela jogada de passe ou um sack destruidor.
Desde aquele tempo, o este guri torcedor (e sofredor) do Bills cresceu e enveredou para outros lados (até outros esportes...sacrilégio), até que caiu novamente no mundo "Footballistico", na intenção de ajudar um grande amigo em seu projeto de desenvolver o FA paulista na esfera burocrática, para angariar recursos decentes ao esporte.
Nesta toada, fui acometido também da fome por conhecimento do FA brasileiro atual e me deparei com apenas rápidos insights sobre a realidade brazuca, mesmo com ótimos blogs dos colegas Jayson, Zeh, Marco e Muller, que se viravam para prestar notícias quentes do mundo NFL, NCAA e ainda ter tempo para falar do FA aqui em nosso país.
Decidi então, no começo deste ano arregaçar as mangas e auxiliar no que for possível de informação. Que idéia !! Não sabia nem blogar e meu tempo é escasso então como faria ?? Impossível !!!
Possível sim....com a ajuda de dezenas de 'anônimos' conhecidos do orkut, de amigos praticantes de FA, de pessoas orgulhosas de jogar um esporte com muito preconceito (Quantos conseguiram alugar campos ??) e que não sabem, mas são os verdadeiros bloggers de meu blog.
O resultado está no Blog OUTES (www.outes.zip.net), que significa OUTros ESportes - uma ironia sobre o "canto" que resta jornalisticamente ao FA e a muitas outras modalidades praticadas no país.
Tal trabalho está fazendo este proprietário, já há tempo admirador esporte, também admirador todos brasileiros que se envolvem com ele e que não esperam 1 centavo (ou cents) por isso...
Um grande abraço e obrigado Mestre.
Nícolas GG RAMOS
jogador, sonhador e agora blogador(sic)."
 
E eu, um reles mortal nesse meio, não poderia ter recebido resposta melhor:
 "Oi, Nicolas!!
Demorei um bocado pra te responder mas já tinha visitado seu blog (que agora está linkado no meu) e curtido o diferencial que você está dando em relação ao FA nacional. Parabéns :)
Me dá o maior gosto acompanhar o desenvolvimento do futebol americano no Brasil e saber que contribuí como pude (e contribuo como ainda posso) para que mais pessoas tenham alternativas esportivas. Acho que (mesmo com uns tackles) isto faz bem à saúde.
Obrigado pelo seu email levantador de moral e um grande abraço
Adler"
Isso mostra o quanto André Adler é uma pessoa realmente incrível. Incrível também (ou "sem noção") foi o fato de eu não ter respondido de volta este e-mail. Faltou palavras acho... Mas venho publicamente agradecer este empurrão que me destes grande Adler (e pedir desculpas pela divulgação do e-mail, mas realmente fiquei feliz e quis expôr isso).
 
 
Para finalizar esta matéria em forma de homenagem relembro também que dois anos depois dessa primeira conversa, Adler resolveu voltar ao Brasil depois de 30 anos fora do Brasil. Antes de voltar, ele concedeu entrevista na Hungria, ao editor Gergely Koroknai do site MAFL (Liga húngara de Futebol Americano) contando porque estava voltando ao Brasil:
 
"Bom, pelo fato de eu por muito tempo ter narrado para a audiência brasileira, eu recebo diariamente muitos e-mails: que alguém pratica o Futebol Americano porque me escutava de pequeno, ou assiste por minha causa. Mas os méritos não são só meus, já que eu usava os microfones da ESPN. Se não houvesse o microfone, isso não teria ocorrido. Mas quando eu o podia usar, usava de verdade, usava para motivar as pessoas a assitirem e praticarem o esporte da bola oval, e elas assim fizeram. Hoje o Futebol Americano existe desde o Amazonas até o Sul do Brasil, e a verdade é que os amantes do Futebol Americano me consideram muito.
 
A minha vida é muito estranha: Eu nasci aqui na Hungria, cresci no Brasil e depois me mudei para os Estados Unidos, fui ator quando garoto, depois virei Narrador Esportivo, muitas coisas... Conheci muita gente que nunca imaginei conhecer: De David Bowie a David Rockefeller. E claro, também conheci alguns traficantes no Washington Square (brincando). Conheci muitos famosos que eram interessantes e também muitos que não eram, e também muitas pessoas que não eram famosas e que eram pessoas extremamente interessantes. Resumindo, eu teria muita coisa para escrever nesse livro, mas mesmo tendo um ego, o que claro até certo nível não faz mal, mas depois... Claro se alguma outra pessoa quiser escrever um livro sobre mim, dai já é outra história."
Adler com equipe do Arsenal no Pantanal Bowl quando voltou para o Brasil.

SENTIREMOS SAUDADES MESTRE.

GO ADLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário