segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CINCO ANOS DO PRIMEIRO JOGO DE FUTEBOL AMERICANO DO BRASIL EM ESTÁDIO - (NO PADS)


Passou despercebido, mas não esquecido. No último dia 24/11/2012 completou-se 5 anos do primeiro jogo de Futebol Americano - NO PADS EM ESTÁDIO do Brasil. E é com muito orgulho que o COUGARS faz parte dessa história:

A partida aconteceu no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, dia 24 de novembro de 2007. O espaço ficou famoso pelas greves dos metalúrgicos lideradas pelo ex-presidente Lula na década de 80 e foi cedido pela prefeitura da cidade para este evento único... único mesmo pois foio primeiro e único jogo de Futebol Americano do COUGARS no "Vila Euclides". 


O jogo era válido pelo recém criado "Circuito Paulista de Futebol Americano" da FPFA dirigida por Hugo Bustilho. O campo foi pintado por voluntários da Federação, Jogadores do Cougars e funcionários do Estádio. Em campo as equipes do São Bernardo Cougars (Isso mesmo, na época a 'franquia' das suçuaranas representava a cidade batateira), e o Sorocaba Vipers, um time forte que acabara de ganhar o paulista de flag, até então único campeonato de bola oval em São Paulo. O tackle era jogado no Carioca Bowl, no Rio de Janeiro 

Depois desse jogo a equipe de Soccer da cidade, os Tigres estavam em ascenção, e o medo que o campo se estragasse não fez mais a bola oval voltar ao Estádio famoso, até que em 2011 nossos rivais levassem um jogo no local contra os Hurricanes de Curitiba. O restante do circuito foi disputado em Mauá, no Pedro benedetti, tão utilizado este ano no TTD.

O Cougars em 2007 estava voltando às atividades após o fechamento da equipe de flag da metodista e praticamente contava com atletas das equipes HUSKIES, de Santo André e DEAD DUCKS e ABUTRES de São Caetano. Ás 14 horas deu-se início a abertura do torneio. Com música, sorteios e dança, o objetivo era dar um espetáculo para divulgar o esporte, que, mesmo tendo um grande número de fãs e seguidores na internet, ainda possuía pouca atratatividade como modalidade praticada no Brasil.
 
O jogo foi um marco na história do esporte nacional, mostrando a força do Grande ABC Paulista como , pois foi o primeiro jogo oficial de Tackle organizado por uma federação no estado de São Paulo, com o campo pintado de acordo com as medidas oficiais da NFL e com Field Goal. Contou também com a primeira turma de árbitros formados pela FPFA.



Houve força também na demonstração do esporte como possibilidade de retorno em publicidade também começou a ser mostrada, pois o circuito teve como patrocinadores a Molinari Sports, Tennis Pé Baruel e a Red Bull.
 







Outro importante marco nesse evento foi à presença de um público de aproximadamente 1000 pessoas e a presença de figuras importantes na divulgação do Futebol Americano no Brasil, como Paulo Mancha e Silvio Santos Junior, narrador e comentarista à época da NFL no canal Bandsports. Ambos inclusive narraram o jogo com comentários, também a primeira vez que isso acontecia.

São Bernardo COUGARS 00 X 41 Sorocaba VIPERS
 
 
O Vipers que já vinham treinando há mais tempo e por mais vezes na semana levou a melhor no jogo, ganhando de 41 a 0, apesar da melhor jogada da partida ter sido um TD de campo inteiro do DE Rafal Benites, o "Homer" que foi anulado pela arbitragem. Mas isso a gente não relembra. O blog Outes.Zip fez a cobertura da partida. assim como a Revista Piauí, que até desdenhou do esporte na época - Veja matéria no link "Imprensa". Com certeza o Futebol Americano hoje no Brasil é bem mais famoso que o periódico.

O blogueiro e atual técnico da seleção brasileira pela AFAB na época trouxe a informação no Diário NFL, maior canal sobre o esporte no mundo. Muller destacou a posição do secretário de esportes da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Vandir Mognon, de que  "São Bernardo buscava o pioneirismo no esporte e um bom exemplo é o futebol americano. Poucas pessoas conhecem o esporte e ainda o associam a jogo truculento", diz. "Essa competição serve para apresentar o futebol americano ao munícipe e estimular novos adeptos à modalidade", completou na época o secretário, pena que não se concretizou isso na cidade, e São Caetano do Sul, para nossa alegria, abraçou a modalidade fazendo-a crescer na região.

Parabens a todos do COUGARS e do VIPERS, além de integrantes da antiga Federação Paulista, que fizeram a história do esporte e continuam a ensinar o esporte em suas cidades e regiões. Mais fotos na fanpage do COUGARS

GO COUGARS/SÃO CAETANO


 

2 comentários:

  1. Muito bom fazer parte de um time com tanta história

    ResponderExcluir
  2. Da equipe atual, acredito que apenas o Homer e o Pastrana ainda estão. O irmão do Pastrana, que tinha o apelido de Wolwerine também jogava. Existem jogadores em muitos outros times como Lusa, Storm, Corinthians... Mas alguém tinha que começar e fomos nós. Agradecimentos ao Hugo Bustilho por compartilhar seu sonho.

    ResponderExcluir