quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ESCOLINHA DO COUGARS É TEMA DE SEGURANÇA NO ESPORTE EM MATÉRIA DA FOLHA

 Meninos aprendem sobre o flag na escolinha do COUGARS em SCS - Foto Joel Silva/Folha Press

Ontem (18) a Folha de São Paulo publicou estudo sobre segurança no Futebol Americano e o perigo das "trombadas" no esporte com riscos de lesões e concussões. Para realizar a matéria, o Jornal visitou a escolinha de Flag/Futebol Americano do COUGARS em São Caetano do Sul e entrevistou alunos, pais e o presidente das suçuaranas, Marcos Sereno.

A matéria, claramente vinculada aos últimos acontecimentos nos EUA, indica um estudo norte-americano sobre os riscos da modalidade, e falhou ao colocar o esporte como "muito perigoso" e só de trombadas. "Além de não colocar as benesses do Futebol Americano como técnica, inteligência e coletividade, o repórter errou ao divulgar que praticamos na escolinha é o esporte sem equipamentos. Na escolinha ensinamos o flag, a modalidade sem contato, exatamente visando a inserção dos jovens de 11 a 17 anos nas técnicas do Futebol Americano. A partir dos 18 anos o aluno pode ingressar na equipe principal do COUGARS, recebendo orientações do uso de equipamentos com total segurança" esclareceu o presidente Marcos "Pastrana" Sereno.
 
Pais acompanham e confiam nos treinos - Foto Joel Silva/Folha Press


Fica claro na notícia que tanto os alunos, como os pais sabem da importância da segurança no esporte e mais ainda, que ela é praticada adequadamente no COUGARS. Ninguém duvida que o Futebol Americano tem seus riscos e é uma das razões da criação da escolinha de SCS que visa ensinar de forma correta o jovem para que quando houver contato, haja o mínimo risco de lesão. Na escolinha inclusive estamos aguardando parceiros para a aquisição de materiais para a prática do flag.

Vale lembrar também que o treinador do COUGARS, Vinícius Palumbo, o "Haka" também treina uma equipe só de flag na zona leste de São Paulo, os Silver Knights e muitos desses jovens que aprenderam o flag, hoje tem se destacado no esporte de contato em equipes de Futebol Americano da Grande São Paulo, como o próprio COUGARS. Com as habilidades auferidas, dificilmente os atletas se machucam.

Veja abaixo parte da matéria (Para ver na íntegra clique na matéria)




De qualquer maneira o COUGARS mais uma vez está na mídia, mostrando que é referência na modalidade, mesmo quando a notícia é polêmica. O importante é saber que a escolinha foi mais uma vez divulgada e é realidade para os jovens de São Caetano do Sul. O ensino está em recesso de festas de fim de ano mas para informações e inscrições nas turmas de 2013, deixamos o contato de e-mail do Pastrana: marcoscougars@hotmail.com

Alegria, respeito e amizade do esporte é um dos pontos que atraem cada vez mais jovens ao Futebol Americano e para a escolinha do Cougars.  - Foto Joel Silva/Folha Press


Achou a matéria polêmica... Comente

GO FLAG / GO FUTEBOL AMERICANO / GO COUGARS

6 comentários:

  1. Muito bom, vamos levar o esporte a todos, não só para futuramente integrarem a equipe, mas também para se tornarem indivíduos melhores levando em conta os fundamentos do esporte.

    ResponderExcluir
  2. Fico triste pela forma que a matéria foi redigida.

    Mas o importante é todos que estão envolvidos terem a consciência que a escola de FA do Cougars/São Caetano tomas todas as medidas de segurança necessárias e que os alunos poderão praticar o esporte com tranquilidade.

    ResponderExcluir
  3. Se fosse box ninguem falaria nada.

    ResponderExcluir
  4. E deixa eu fazer outra pergunta, balet machuca menos.

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei triste com a matéria.Precisamos de mais incentivo,para que as pessoas conheça o esporte.Eu confio no treinamento da escola de FA do Cougars.
    Eu assisto todos os treinos e sei que meu filho esta bem.

    ResponderExcluir