Foi isso que aconteceu. Há cerca de um mês, a agência de publicidade 9mm criou para a Unimed um comercial veiculado em Santa Catarina que ridiculariza o Futebol Americano frente ao Futebol da bola redonda. A comparação que pode ser vista abaixo, mostra a ginga de um "boleiro" tirando onda de um ator vestido como jogador do nosso esporte e compara essa malícia e conhecimento do soccer para os brasileiros com a falta de informação sobre o Futebol Americano.
O vídeo foi imediatamente rechaçado por jogadores, equipes e entidades representativas da modalidade, sendo inclusive tópico de matérias no uol e outras redes de notícia. A empresa, uma das maiores gestoras de planos de saúde no país e que patrocina várias modalidades no país respondeu à CBFA por meio de nota na rede social. “O filme em questão usa o esporte como mote para retratar o cenário mercadológico de SC. A intenção dos criativos, hora nenhuma foi desmerecer os atletas ou o futebol americano, mas apenas comparar este esporte ao futebol que tradicionalmente conhecemos e que é uma das paixões nacionais, devido a sua maior abrangência e popularidade”, diz a nota. “Lamentamos qualquer interpretação que fuja dos objetivos que a agência de publicidade se propôs a atingir ao entregar esse filme”, completou a empresa.
Mas a melhor resposta foi o vídeo institucional dos organizadores do TTD que comparam um bom e um mau publicitário, sobre seu conhecimento no esporte e a falta de originalidade. Veja as informações e o vídeo clicando no link abaixo:
O Futebol americano aqui no Brasil já protagonizou alguns bons comercias como o da Open English e o da SKY HD com a Gisele Bundchen que contou com um jogador do COUGARS o DE # 92 NK (Nikolas Kauê) que aparece com o número 53 vermelho no comercial:
Parabéns aos publicitários que usam positivamente o esporte e a todas às empresas que apoiam a modalidade, em especial aos nossos patrocinadores e apoiadores. Amanhã mais um desafio do COUGARS em que a parceria de vocês é indispensável - GO COUGARS !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário