quarta-feira, 16 de abril de 2014

CALENDÁRIO DO FA BRASILEIRO – QUAL É A SOLUÇÃO?



Recentemente algumas pessoas estão analisando o calendário do FA Brasileiro e concluindo que ele não é o mais adequado em alguns pontos e eu e diversos dirigentes concordamos com esse ponto de vista, porém existem muitos outros pontos que estão sendo desconsiderados, o que acaba tornando tal análise muito rasa, além de serem feitas sugestões de soluções que são incompatíveis com a realidade do esporte no Brasil.

Devido a isso considero importante esclarecer alguns pontos.

NFL x FA BRASILEIRO
Claro que fazer benchmarking (se espelhar nas melhores práticas de mercado) é o caminho ideal. Porém é extremamente necessário analisar o contexto de cada situação.

No momento chega a ser ridículo querer que o FA Brasileiro, que possui 14 anos de existência, por assim dizer, e é um esporte amador, tente no curto prazo se enquadrar nos moldes da NFL, que existe a várias décadas, por N motivos.

PROFISSIONAL X AMADOR
Acredito que esse seja um dos principais pontos.
Claro que existe um esforço conjunto de todos os dirigentes e federações para fazer o FA Brasileiro alcançar o mais breve possível o profissionalismo, porém isso leva tempo e é impossível fazer um calendário de poucos meses, onde os integrantes da equipe precisariam dedicar todo o seu tempo, sem que esses recebam para isso. Boa parte dos times já possuem dificuldades para marcar mais de 1 treino por semana, pela falta de tempo de seus integrantes, devido a compromissos profissionais e escolares. Considerando o número de semanas, feriados e jogos, os times treinam aproximadamente 30 vezes no ano. O que no Brasil se joga durante 1 ano inteiro (aproximadamente 16 jogos) a NFL faz em 4 meses só de temporada regular.

PREPARO FÍSICO
Colocar que os times precisam preparar melhor fisicamente os seus atletas para aguentar a “maratona de jogos” eu concordo plenamente. Mas querer que tal preparo seja feito nos treinos é perder tempo.
OS atletas sabem das condições do FA Brasileiro, pois, acredito eu, que todos os dirigentes e Técnicos os informam disso e exigem que esses se preparem fisicamente durante a semana. É sacanagem colocar só nas costas dos times AMADORES a falta de preparo físico de seus atletas. Muitos times possuem professores de educação física que dão um mínimo de encaminhamento aos atletas.
Fora isso não tem como um time amador forçar um atleta a fazer academia. Infelizmente os times precisam contar também com os jogadores que não fazem o preparo considerado o mais adequado para compor elenco, pois querendo ou não, esses que não conseguem realizar todas as atividades consideradas importantes, representam parte considerável do elenco da equipe.

MÍDIA
Se já é difícil conseguir espaço na mídia (o que atrais patrocinadores e apoiadores) participando de jogos o ano inteiro, imagina mantendo as atividades apenas por 4/5 meses.
Com um calendário curto assim é difícil até mesmo de manter os integrantes das equipes, que acabam ficando desmotivados pelo “marasmo” de ficar apenas treinando. Imagina então manter um patrocinador que não tem sua marca divulgada em um evento de visibilidade, mas apenas em notas dos próprios meios de comunicação das equipes durante metade do ano.

QUANTIDADE DE CAMPEONATOS/EVENTOS
Novamente, infelizmente muitos times dependem de participar de vários campeonatos, bowl, eventos, etc., para se manterem e continuarem crescendo.
Não existe mágica e somente com o tempo essas coisas irão se ajustando.
Assim como os times sabem o que seria ideal em relação a calendário eles também sabem o que é necessário ter estrutura para conseguir se adequar ao calendário ideal e infelizmente pouquíssimos possuem algo próximo disso e, felizmente, esses que possuem sabem que precisam ajudar os demais e participar desses vários eventos, para que as equipes que ainda não possuem tal estrutura consigam crescer o suficiente.

Certas coisas podem ser aceleradas, outras é necessário se dar tempo ao tempo.

Acredito que num futuro, relativamente próximo o FA Brasileiro conseguirá aos poucos ajustar o seu calendário. Mas é importante deixar claro que isso não é feito no momento por N motivos, e que todos os envolvidos com o  esporte estão trabalhando pesado para resolver todas essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário